Apesar de prestadoras de telefonia móvel serem obrigadas desde março de 2022 a usarem o prefixo 0303 nas ligações de telemarketing, a regra está sendo burlada e o Bradesco e o G1, ainda por cima, tentam forçar o usuario a ouvir as ligações até o final.
O banco Bradesco e o site G1 se uniram para disseminar mentiras e induzir o usuário a ouvir as propagandas indesejadas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), obriga operadoras de telefonia identificarem essas ligações com o número inicial, ou prefixo 0303, com objetivo de ajudar os usuários a identificarem esse tipo de ligação e decidir se aceitarão a chamada ou não.
A regra vale desde março, para as prestadoras de telefonia móvel e deverão ser implementadas pelas operadoras de telefonia fixa em junho.
O uso do código 0303 é obrigatório para atividades de telemarketing de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não e deve aparecer no visor do aparelho claramente.
Além disso, as operadoras de telefonia são obrigadas a bloquear chamadas de telemarketing a pedido do consumidor e empregar os meios tecnológicos necessários para coibir seu uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.
As empresas de telefonia não cumprem as regras e o Bradesco aproveita e faz campanha no site G1, que aparentemente sugere boas atitudes, mas é uma “fake news”.
A matéria sugere dicas de boas maneiras, mas na verdade, embutido está o objetivo.
A primeira dica é excelente, mas já na segunda dica vem a informação falsa.
Veja nas imagens abaixo.
O texto diz :
“2) Seja educado ao atender ligações
Você é daqueles que vê um número desconhecido e já faz cara feia? Se for atender a ligação, lembre-se de ser educado e ter empatia pela pessoa que fez a chamada. Pode ter sido apenas um engano ou o famoso telemarketing. Não importa. Ouça o que a pessoa tem a falar e, com carinho, agradeça.“
Pois bem, a verdade é ao contrário da afirmação, você não é mal educado ao desligar ligações indesejadas de telemarketing. É um direito seu. E ninguém é obrigado a ouvir telemarketing, nem ao vivo, nem gravado até o final.
Empresas dos setores de telecomunicações e bancário lideram o ranking de queixas registradas pelo Procon-SP. Ao longo de 2019, por exemplo, o órgão de defesa do consumidor recebeu um total de 65 mil reclamações fundamentadas, que são aquelas que não são resolvidas após a fase inicial de apuração.
Considerando somente as dez empresas que lideraram o ranking em 2019, foram computadas 19.567 reclamações. Desse total, 9.186 registros foram contra companhias de telecomunicações, o que equivale a 46,9% do total.