Em final de semana recheado de esportes, como normalmente acontece no meio do ano, brasileiros se destacam, começa a corrida olímpica em algumas modalidades e Fórmula 1 tem o melhor GP do ano.
Vôlei
Na terceira e última semana da Liga das Nações feminina, a seleção brasileira fez bonito em Sofia, Bulgária, e venceu os quatro jogos que disputou. Com as vitórias sobre China (3×2), Coréia do Sul (3×0), Bulgária (3×0) e Tailândia (3×1), as brasileiras se classificaram para a fase final em Ankara. Pelo regulamento, a Turquia, que se classificou em 6° na fase de grupos, assume o primeiro lugar e os países que estão na frente perdem uma posição.
Dessa forma, a seleção brasileira, que teve a segunda melhor campanha, cai para 3° e pega o Japão nas quartas. Vale lembrar que as duas seleções fizeram amistosos antes da Liga das Nações começarem e as japonesas levaram a melhor nos dois confrontos. Mesmo assim, o Brasil chega forte e conta com a má fase pela qual as japonesas estão passando.
Fórmula 1
Em corrida marcada por grande acidente logo na primeira curva, Carlos Sainz conquistou sua primeira pole e sua primeira vitória da carreira em Silverstone, na Inglaterra, a pista mais antiga da temporada..
Guanyu Zhou foi tocado por George Russell logo após a largada e a corrida foi parada por bandeira vermelha. Depois de mais de 50 minutos de espera, para retirar o carro e os destroços, a corrida teve relargada.
Com disputas emocionantes e um safety car nas últimas 10 voltas, o público que foi a Silverstone viu a Mercedes e Lewis Hamilton voltar a ter protagonismo e brigar por Ferrari e Red Bull. Verstappen teve problemas com o carro e apenas assistiu seus principais concorrentes, Perez e Leclerc, conquistarem pontos importantes no campeonato. Além de Sainz, que venceu a corrida, o pódio foi fechado por Perez e Hamilton, seguidos de perto por Leclerc e Alonso.
Fórmula 2
Uma das principais competições do automobilismo mundial, a Fórmula 2 é categoria de acesso para a Fórmula 1. Nela, estão as duas principais esperanças de voltar a ter um piloto brasileiro no grid de elite do automobilismo.
Felipe Drugovich, líder do campeonato, e Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, são os dois pilotos brasileiros da Fórmula 2. Também em Silverstone, Drugovich teve um final de semana mais discreto que os anteriores quando teve algumas vitórias. Nas duas corridas do final de semana, ele ficou em 5° e em 4°, respectivamente. Mesmo sem ser brilhante, ele ainda mantém uma vantagem de pouco mais de 40 pontos.
Já Fittipaldi, em uma equipe muito inferior a do compatriota, ficou em 3° na primeira corrida, conquistando pontos importantes, e em 11° na segunda. Ele está em 8° no campeonato de pilotos e é responsável por 56 dos 60 pontos da sua equipe.
Assim, como na Fórmula 1, a próxima corrida é na Áustria, na Red Bull Ring, no final de semana do dia 10.
Campeonato Brasileiro
Com algumas mudanças no G4, a 15ª rodada do Brasileirão chegou ao fim. Após perder de 4 a 0 para o Fluminense em pleno Maracaña, o Corinthians foi ultrapassado pelo Athletico-PR, que bateu o Palmeiras, líder do campeonato, fora de casa. Nos outros três jogos de sábado, Flamengo e Atlético-MG venceram Santos e Juventude, respectivamente, e Ceará e Internacional empataram em 1 a 1.
Já no domingo, o Cuiabá venceu o Avaí na Ressacada logo de manhã e ganhou fôlego no campeonato. Nos outros jogos, América-MG e Coritiba venceram e escaparam da zona de rebaixamento, enquanto o São Paulo venceu fora de casa e se aproximou de vez do G4. Hoje, no estádio Nabi Abi Chedid, Red Bull Bragantino e Botafogo completam a rodada.
Diamond League
Na competição que antecede o mundial de Oregon, Alisson dos Santos, o Pio, conquistou mais um ouro nos 400m com barreiras e Thiago Braz ficou com o terceiro lugar no salto com vara, perdendo apenas para o sueco Armand Duplantis, que saltou incríveis 6,16m e bateu o recorde mundial indoor, e para o norte-americano Christopher Nilsen, que fez os mesmos 5,93m do brasileiro, mas que conquistou a prata por ter conseguido de primeira.
O mundial acontece entre os dias 15 e 24 de julho.
Maratona Aquática
Ana Marcela Cunha continua fazendo história em mundiais. O ouro nos 10 km não veio, apesar de ter ganhado o bronze, mas nos 5 km e nos 25 km, ela fez bonito e venceu as duas provas. Com essas três conquistas, a brasileira chegou a 15 medalhas em mundiais.
UFC
Israel Adesanya se manteve como campeão dos pesos médios ao vencer Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes. Em luta morna e sem grande emoção, o nigeriano mostrou o motivo de ser campeão e ainda lançou um desafio para o brasileiro Alex Poatan, que também lutou na noite.
Poatan venceu sua luta por nocaute logo no primeiro round e foi premiado com a “Performance da Noite”. Com isso, ele se coloca como um dos principais desafiantes ao cinturão de Adesanya.
Quais outros esportes você gostaria de ver por aqui?