PDT anunciou chapa pura no último dia previsto para definição
O PDT anunciou nesta sexta-feira (5) a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes nas eleições deste ano.
Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou Ciro em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, atrás de Lula (PT), que aparece com 47%, e de Jair Bolsonaro (PL), com 29%.
Esta é a quarta vez que Ciro Gomes disputa a Presidência da República. Ex-governador do Ceará, Ciro também concorreu ao Palácio do Planalto em 1998, 2002 e 2018, mas nunca chegou ao segundo turno.
Em julho deste ano, Ciro indicou que, se não for eleito neste ano, não disputará mais a Presidência.
“Nós temos que colocar em perspectiva que o Brasil precisa discutir finalmente, de forma inadiável, o modelo econômico. Esta é a razão pela qual eu, pela quarta vez, tento ser presidente do Brasil. Claro que, desta vez, chega. Porque, se eu não ganho agora, vou botar a viola no saco porque eu virei o bico falante, o chato, o destemperado”, declarou Ciro Gomes na ocasião.
Pesquisa Datafolha – presidente: Lula: 47%; Jair Bolsonaro: 29%; Ciro Gomes: 8%
Pesquisa Datafolha – presidente: Lula: 47%; Jair Bolsonaro: 29%; Ciro Gomes: 8%
Ciro Gomes tentou alianças com os partidos União Brasil e PSD e com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, da Rede, que era vista como a “vice dos sonhos”, mas nada deu certo.
Para Ciro, outros partidos não quiseram se aliar ao PDT por conta das ideias que ele defende.
“Evidentemente, você não pode esperar que uma fração do sistema, comprometida com o modelo econômico e de governança política que eu quero revogar e digo como, que venha ao meu socorro”, afirmou o presidenciável.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo PDT:
PDT anuncia Ana Paula Matos como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes
Em coletiva na tarde desta sexta-feira, dia 05/08, em Brasília, Ciro Gomes apresenta a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos (PDT), como sua companheira de chapa na corrida presidencial. Com grande experiência na gestão pública, ela contribuirá com a coordenação do plano de governo e terá papel fundamental na defesa do Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Advogada, professora, pós-graduada em finanças e com mestrado em administração, Ana Paula, 44 anos, é servidora concursada da Petrobras. Iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora geral de Educação, em 2013. Na sequência, Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura, presidente do instituto de previdência municipal, secretária das Prefeituras-Bairro, secretária de Promoção Social e combate à pobreza, e secretária de Governo de Salvador. Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador em chapa com Bruno Reis (DEM).
Ana Paula, nascida em Salvador, tem atuação forte na área social e de combate à pobreza, compreendendo a importância da luta para acabar com a miséria no Brasil. Negra, tem lutado contra o racismo e defendido políticas afirmativas. Eleita, será a primeira mulher negra à ocupar o cargo no Brasil.
Perfil
Professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001), é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2002). É servidora, concursada pela Petrobras, casada com Vinícius desde 2006, filha da professora Sandra Matos e do médico Paulo Matos.
Na Prefeitura de Salvador já atua desde 2013, no primeiro ano da gestão do, a época, prefeito ACM Neto. Iniciou a trajetória profissional no município como diretora geral de suporte à educação, na Secretaria de Educação, onde foi responsável pela convocação de mais de 1.000 professores e pelo Plano de Carreira da categoria.
Em 2015, foi convidada para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador Bruno Reis. Com pouco mais de um mês no cargo, juntos, passaram pelos desafios das fortes chuvas de 2015, que foram um marco para a evolução das políticas públicas de assistência social na capital soteropolitana. Quando Bruno Reis deixou a Secretaria de Promoção Social para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade da então Semps (Hoje – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).
Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete do vice-prefeito de Salvador. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro e conduziu o exitoso processo de descentralização da administração municipal. Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.