Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão empatados tecnicamente pela primeira vez na intenção de voto dos eleitores.
A pesquisa mostra que, ao contrário do que analistas de plantão apregoam, a corrida ao Palácio do Planalto está indefinida, segundo levantamento feito pelo Instituto Paraná.
A notícia caiu como uma bomba no QG de campanha petista. Coordenadores da campanha presidencial de Lula atribuem a queda às declarações recentes de Lula que vão desde as contra evangélicos, até as ironias ditas durante entrevista à TV Globo e já pensam em mudar até o marqueteiro responsável pela campanha, Sidônio Palmeira.
Segundo levantamento feito entre os dias 26 e 30 de agosto pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira (31), Lula caiu para 41,3% das intenções de votos enquanto Bolsonaro subiu para 37,1%.
A diferença de 4,2 pontos percentuais entre os dois candidatos é a menor registrada pelo instituto na atual disputa e configura empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento anterior, há uma semana, o petista tinha 41,7% e o presidente, 37,0%.
Ciro Gomes (PDT) continua sendo o terceiro mais bem colocado na pesquisa de intenções de votos com 7,7%, e Simone Tebet (MDB), segue com 2,4%.
Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual. Entre os entrevistados, 5,9% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 4,0% afirmaram que não sabem ou não responderam.
No segundo turno, a vantagem ainda é de Lula, que teria 47,8% contra 40,8% de Bolsonaro. A diferença de sete pontos percentuais em favor do petista é basicamente a mesma desde abril, quando ela era de 8,6 pontos (47,1% a 38,5%) – a variação se deu apenas dentro da margem de erro.