Felipe Drugovich é campeão em Monza, na Itália. (Foto por Clive Mason/Getty Images)

Giro do fim de semana traz Brasil campeão na Fórmula 2 e título mundial de surfe

Além disso, o fim de semana foi de resultados importantes pensando em Paris 2024, como o bronze no Mundial de Vôlei, o título de Pio na Diamond League e a prata na Copa América de Basquete.

Fórmula 1

Largada do Grande Prêmio de Monza, na Itália. (Foto por Eric Alonso/Getty Images )

Em mais uma prova que sofreu punição por troca de peças, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Monza, na Itália, e colocou mais um dedo no título da Fórmula 1. O piloto holandês já pode ser campeão da categoria na próxima etapa, em Singapura, caso Charles Leclerc não chegue acima 9° lugar.

O piloto da Ferrari e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio da prova que, por uma falha mecânica de Daniel Ricciardo, da McLaren, na volta 47, terminou em safety car.

Carlos Sainz e Lewis Hamilton, largando do fundo do grid por terem trocado de motor, tiveram que fazer uma corrida de recuperação. Ambos escalaram o pelotão e terminaram a corrida em 4° e 5°, respectivamente.

A próxima etapa será disputada em Singapura, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

Fórmula 2

Enzo Fittipaldi é terceiro lugar em Monza. (Foto por Clive Mason/Getty Images)

É CAMPEÃO! Não foi do jeito desejado, mas o resultado da corrida sprint de sábado foi o suficiente para o primeiro título brasileiro na história da Fórmula 2. Felipe Drugovich largou em 12° e precisava, apenas, ficar na frente de Theo Pourchaire para ser campeão.

Porém, com menos de um minuto de prova, Drugovich se envolveu em um acidente e teve que assistir toda a corrida dos boxes. Como todo campeão também precisa de um pouco de sorte, o brasileiro viu seu principal adversário errar e acabar a corrida em último. Com isso, o título é do brasileiro e com uma etapa de antecedência.

No domingo, em corrida bastante conturbada, ele ainda chegou em 6° e somou pontos fundamentais para equipe, que está empatada na liderança do campeonato de construtores. Agora, resta para Drugovich tentar quebrar o recorde de vitórias da categoria. Ele precisa de mais uma conquista para chegar a 10 e, para isso, terá duas chances em Abu Dhabi.

Quem também teve ótimo final de semana foi Enzo Fittipaldi. Ele não fez boa classificação, mas conseguiu escalar o pelotão no domingo e saiu de 15° para o pódio. Ele acabou em 4°, mas, devido a uma desclassificação, ele subiu para o 3° lugar e, agora, está empatado com outros dois pilotos no campeonato, com 126 pontos.

Diferente da Fórmula 1, a Fórmula 2 só volta a ter corridas em Abu Dhabi, em novembro.

Diamond League

Invicto, Pio comemora o título da Diamond League. (Foto por FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images)

Outro brasileiro que segue voando na temporada é Alison dos Santos, o Pio. Sem perder uma única prova no ano, ele se consagrou campeão dos 400m com barreiras na Diamond League, em Zurique, na Suíça.

Ele já havia vencido as seis primeiras etapas da competição e se classificou em primeiro para a disputa final. Como vem acontecendo durante toda a temporada, o brasileiro foi dominante e venceu a prova boa vantagem sobre os adversários.

Depois de um bronze em Tóquio 2020, Pio tem dominado o cenário mundial da modalidade e surge como grande esperança de medalha para o atletismo brasileiro em Paris 2024. Pensando em outros ciclos olímpicos, vale ressaltar que ele só tem 22 anos e ainda tem muita lenha para queimar.

WSL

Felipe Toledo vence na Califórnia e é campeão mundial de surfe pela primeira vez. (Foto por Sean M. Haffey/Getty Images)

Quem também surge com grande chance de medalha em Paris 2024 é a Brazilian Storm. Na etapa final da WSL, na Califórnia, a final masculina foi mais uma vez entre dois brasileiros. Após ter perdido o título na última temporada para Gabriel Medina, Felipe Toledo não deixou a vitória escapar de suas mãos novamente.

Dessa vez contra Ítalo Ferreira, atual campeão olímpico, Toledo não deu chances e venceu as duas primeiras baterias na melhor de três.

Esse foi o sexto título do Brasil na competição, o que por si só já seria impressionante. Porém, esse também foi o quarto troféu consecutivo da Brazilian Storm. Além de Toledo, Medina venceu três vezes (2014, 2018 e 2021), Ítalo Ferreira uma (2019) e Mineirinho outra (2015).

Agora que é possível levar três representantes para os jogos olímpicos, a esperança, mesmo que seja muito difícil de acontecer, é de um pódio triplo brasileiro.

Tatiana Weston-Webb, principal representante brasileira no circuito mundial, perdeu nas quartas de final para Stephanie Gilmore. Apesar de não ser o resultado mais esperado, esse é um desempenho promissor para a brasileira que vem se superando a cada temporada.

Copa América de Basquete

Brasil é prata na Copa América de Basquete, em Recife (Foto por NELSON ALMEIDA/AFP via Getty Images)

Em jogo muito disputado, decidido por apenas dois pontos de diferença, a seleção brasileira perdeu para os argentinos na final da Copa América de Basquete. Os brasileiros não chegavam à final da competição há 11 anos e fizeram campanha quase impecável no campeonato.

Jogando em casa, o Brasil perdeu apenas um jogo na competição, que infelizmente era o mais importante. O ouro não veio, mas a prata não deixa de ser menos festejada, ainda mais levando-se em consideração o time que estava enfrentando e o resultado final da partida.

A seleção argentina é uma das mais tradicionais da América do Sul e venceu, nada mais, nada menos, que os Estados Unidos na semifinal. O Brasil jogou bem e perdeu por apenas dois pontos para uma seleção forte e com jogadores renomados mundialmente.

Mundial de Vôlei

Depois de um ano complicado, Brasil é bronze no Mundial de Vôlei. (Foto por Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images)

Outra conquista muito importante do final de semana foi o bronze no mundial de vôlei. A medalha pode não ter sido a desejada, mas o terceiro lugar garantiu uma conquista inédita para a seleção, que historicamente tem dificuldades de se concentrar após perder na semifinal. O Brasil tem sete medalhas mundiais e esse é o primeiro bronze.

No sábado, o Brasil perdeu para a Polônia em jogo extremamente empolgante e difícil. Os poloneses eram superiores, principalmente pela quantidade de lesões no esquadrão brasileiro, mas sofreram para vencer. O jogo foi vencido no tie-break e foi decidido nos detalhes.

Na decisão de terceiro lugar, Jogando contra a Eslovênia, os brasileiros fizeram bonito e venceram por 3 a 1. Os dois primeiros sets foram tranquilos e tudo indicava uma vitória simples, sem perder sets. Porém, no terceiro set, quando vencia por 15 a 9, a seleção brasileira começou a se desconcentrar e levou o empate.

Carregada pela moral do empate, a Eslovênia conseguiu vencer o set e colocou foog no jogo. No início do quarto set, havia certa preocupação no ar. Mas, conduzidos por Wallace, que fez 10 pontos na parcial, a seleção brasileira deu ponto final no jogo e conquistou o bronze.

Vale ainda ressaltar, e muito, que Leal entrou para a seleção do campeonato, como o melhor ponteiro da competição.

Futebol europeu

Real Madrid e Barcelona seguem a todo vapor na Espanha. Os dois estão invictos até aqui na La Liga e ambos golearam na rodada. O Real, que venceu todos os jogos até aqui, ganhou de 4 a 1 do Mallorca, em casa. Já o Barça, foi a Cádis e fez 4 a 0 no time da casa.

O PSG fez o simples e, com gol de Neymar, bateu o Brest por 1 a 0 no Parc des Princes. O time segue empatado com o Olympique de Marseille, que venceu o Lille em casa.

Na Alemanha, o Bayern tropeçou mais uma vez e empatou com o Stuttgart em casa. O Borussia não aproveitou a chance de assumir a liderança e perdeu para o Leipzig. Com o tropeço dos dois principais candidatos ao título, quem lidera o Alemão é o Union Berlin, seguido pelo Freiburg.

Na Itália, Milan e Napoli venceram seus jogos e empataram com a Atalanta, que ficou no 1 a 1 com a Cremonese, na liderança do campeonato. Juventus e Salernitana também ficaram na igualdade. Na casa da velha senhora, o jogo acabou em 2 a 2 e a maior campeã italiana vai se distanciando da briga pelo título.

Por conta do falecimento da rainha da Inglaterra, a rodada da Premier League foi adiada em respeito ao acontecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *