Em final de semana mais parado no mundo esportivo, Brasil ainda garante resultado histórico no Mundial de Ginástica Artística e sete medalhas no Open de Lima de judô
Tênis
Após quase um ano parada e retornando de séria lesão no joelho, Luisa Stefani, medalhista de bronze em Tóquio 2020, fez bonito no WTA de Chennai, na Índia.
Jogando com Gaby Dabrowski, a brasileira foi campeão do torneio de duplas. Juntas, as duas não perderam um set sequer na competição e venceram sem passar grandes dificuldades. Foram quatro jogos e quatro vitórias, com direito a 6/1 e 6/2 na final.
Ginástica Artística
Competindo em Sofia, na Bulgária, o conjunto brasileiro dos 5 arcos fez história no Mundial de Ginástica Artística. As brasileiras fizeram 33.550 na primeira apresentação, no sábado, e se classificaram em 5° lugar para a final, o que por si só já seria a melhor colocação de um conjunto brasileiro na competição.
Porém, elas fizeram ainda melhor no domingo. A nota final até foi um pouco menor, 33.350, mas foi o suficiente para colocar as brasileiras na 4ª posição e garantir o melhor resultado da história do país na modalidade.
Open de Lima de Judo
Brasil finalizou o Open de Lima com 7 medalhas no total. Foram dois ouros (Renan Torres, 66kg, e Tiago Palmini, 100kg), duas pratas (Ketleyn Quadros, 63kg, e Jeferson Santos Jr, 73kg) e três bronzes (Ryan Conceição, 60kg, Vinícius Ardina, 73kg, e Caio Brígida, 81kg).
Esse é um ótimo resultado e traz grandes esperanças para mais conquistas nos próximos jogos olímpicos, em Paris 2024. Vale ressaltar que o Judô é a modalidade que mais rendeu pódios para o Brasil em olimpíadas, com 24 medalhas no total.
Futebol Europeu
O Bayern tropeçou novamente e já soma o quarto jogo consecutivo sem vitórias. O time de Munique perdeu para o Augsburg e agora está em 5° no campeonato. O líder é o Union Berlin, que venceu o Wolfsburg, e o vice é o Borussia Dortmund, que ganhou do Schalke 04.
Na Itália, no duelo entre os líderes, a Napoli levou a melhor e venceu o Milan fora de casa. A Atalanta também ganhou e está empatada na liderança. A Juventus segue em má fase e perdeu para o recém promovido Monza.
A Premier League teve três jogos adiados, inclusive o confronto entre Liverpool e Chelsea, mas ainda teve jogos importantes. Os primeiros colocados, Arsenal, Manchester City e Tottenham, respectivamente, venceram seus jogos e seguem na disputa pelo topo da tabela.
Na França, PSG assume a liderança isolada do campeonato. O time contou com o empate do Olympique de Marseille, jogando em casa, e passou na frente. Em jogo morno e sem grande inspiração do trio de frente, PSG venceu o Lyon, na casa do adversário, com gol de Messi.
Jogando em casa, o Barcelona venceu o Elche por 3 a 0, com mais um show de Lewandowski. O polonês marcou dois e Memphis Depay fez o outro. Para assumir a liderança, o Barcelona dependia de uma derrota do Real Madrid no clássico. Mas, carregados pelos acontecimentos do meio de semana, o líder do campeonato venceu novamente.
Vinícius Jr foi alvo de racismo e criticado por suas dancinhas comemorativas após os gols. No clássico, o brasileiro respondeu na bola e, quando Rodrygo fez gol, ele bailou na casa dos adversários. Vinícius ainda chutou a bola na trave no lance que ocasionou o segundo gol. Faltou o dele, mas a partida mostro o tamanho do Vinícius e sua capacidade de calar os críticos na bola.
Seleção Brasileira
Os jogadores convocados pelo técnico Tite começam a se apresentar hoje, 19, em Le Havre, na França, para a data FIFA. Em amistosos, Brasil enfrentará Gana, na sexta-feira, 23, e na terça-feira da próxima semana, 27, ambos os jogos às 15h30.