BOLSONARO X LULA
BOLSONARO X LULA

Datafolha desacreditado por erros agora diz que Lula tem 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro 

É a primeira pesquisa do instituto depois do primeiro turno das eleições, no último domingo (2). O petista tem seis pontos percentuais de vantagem em relação ao opositor

A primeira pesquisa Datafolha divulgada no segundo turno das eleições presidenciais mostra Luiz Inácio Lula Da Silva (PT) seis pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL). Considerando os votos válidos, que é a métrica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são retirados, o petista aparece com 53% dos votos, contra 47% do chefe do Executivo. 

No cenário dos votos totais, Lula tem 49% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 44%. Indecisos são 2%, e 6% dizem que vão votar em branco ou nulo. 

É a primeira pesquisa do instituto após o resultado das urnas no domingo, dia 2 de outubro. No primeiro turno do pleito, Lula teve 57,2 milhões de votos, totalizando 48,4% do total. Bolsonaro teve 51 milhões de votos, 43,2% do total. Os opositores tentam agora conquistar os votos depositados nos outros candidatos, além de tentar conquistar eleitores que não foram às urnas no dia 2 ou anularam o voto. 

O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como o próximo presidente da República já no primeiro turno. A marca representa pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos registrados no primeiro turno. 

Já Bolsonaro precisaria de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país no primeiro turno.

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades. O levantamento foi contratado pela Folha de S. Paulo e a TV Globo, e registrado no TSE sob o número BR-02012/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *