Forças policiais são acusadas de omissão em ataques à Praça dos Três Poderes no domingo
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios recomendou nesta segunda-feira (9) o afastamento provisório do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira.
O pedido de afastamento é justificado pelas invasões de vândalos às sedes dos Três Poderes em Brasília, no último domingo (8).
O MP também incluiu o comandante-geral da PM-DF, Fábio Augusto Vieira, o comandante operacional da PM, Jorge Eduardo Naime Barreto, e o comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.
A peça é assinada pelo procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur. Segundo o MP-DF, “apuração de informações, documentos, fotos e vídeos, além de notícias divulgadas em diversos canais de comunicação social, [apontou] omissões por parte de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere aos graves atos antidemocráticos praticados”.
Os vândalos depredaram partes do interior do Congresso, do Palácio Planalto e do SupremoTribunalFederal. Ontem à noite, Alexandre de Moraes determinou o afastamento provisório do governador do DF, Ibaneis Rocha, acusado de omissão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública e indicou Ricardo Cappelli como interventor até o dia 31 de janeiro.