O verdadeiro “jogo de xadrez” político na Câmara Federal esquentou nos momentos finais para a escolha dos nomes que irão ocupar cargos chaves para o próximo biênio na Casa Legislativa
Nomes vão se consolidando e as articulações finalmente chegando a pontos de convergência.
O Presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), por exemplo, é o mais cotado para liderar o maior partido do Brasil.
Cavalcante deve mesmo, ser o próximo líder da Bancada do Partido Liberal. Pastor e atual Presidente da FPE, que é atualmente a maior Bancada temática na Câmara e com forte presença no Senado Federal, Sostenes é ponderado e discreto, porém com fortes convicções de direita.
Sóstenes Cavalcante tem sido mencionado inclusive, pelo atual líder do partido na Casa, Deputado Altineu Cortes (RJ), que vê em Cavalcante, o homem exato para o momento exato.
O PL elegeu em 2022 a maior bancada, com 99 deputados federais. Na eleição à presidência da Casa, o partido tende a apoiar a recondução de Arthur Lira (PP-AL).
Segundo fontes do partido ouvidas pelo BSB Revista, a expectativa é que o PL também efetive seu direito à primeira vice-presidência da Casa pelo critério de proporcionalidade.
As indicações dos partidos serão apresentadas oficialmente no dia 30 da posse dos deputados que está marcada para 1º de fevereiro, quando também será realizada a eleição para a direção da Câmara.