Formação de blocos no Senado, conduzida por Jaques Wagner, causa atrito com partidos que queriam compor aliança com o PT
Senadores do MDB e do União Brasil estão irritados com Jaques Wagner, líder do governo no Senado, por como ele conduziu o acordo para formar o bloco governista na Casa.
Otto Alencar (PSD-BA) e Eduardo Braga (MDB-AM) estavam conversando sobre desfazer o bloco porque acreditam que não haverá espaço na liderança para acomodar o pessoal nos gabinetes.
A briga por espaço nos gabinetes se desdobra e eles querem levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a disputa para que o espaço seja proporcional aos senadores do bloco, ou seja um bloco poderá tirar espaço de outros blocos.
No Senado, tanto blocos grandes, como os pequenos possuem os mesmos direitos de estrutura para os gabinetes da liderança, independentemente do tamanho.
A disputa na formação dos blocos resvala na formação do Orçamento da União, o que deve levar o presidente da República a avaliar o caso.
Com o desacerto, agora, o líder do MDB, Eduardo Braga diz que vai sair do bloco pela falta de espaço gerada para alocar integrantes de partidos pequenos.