Elizabeth Frawley Bagley, disse que tem muita preocupação com os navios de guerra
A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, disse que tem muita preocupação com os navios de guerra iranianos atracarem no Brasil.
Enquanto o presidente Lula estava nos Estados Unidos, o Brasil recusou o pedido do Irã para que as duas embarcações ficassem no Rio de Janeiro, mas uma publicação no Diário Oficial de 13 de janeiro diz que o Brasil concedeu permissão para que navios atraquem no porto do Rio entre 23 e 30 de fevereiro.
Elizabeth Bagley fez um apelo para que o governo brasileiro não permita que dois navios de guerra iranianos atraquem no porto do Rio entre o fim deste mês e o início de março. Segundo a diplomata, essas embarcações são de um país que financia o comércio de produtos ilegais e o terrorismo.
Esses navios, no passado, facilitaram o comércio ilícito e atividades terroristas. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos fortemente que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar — disse Bagley.
Para evitar problemas com os EUA, o governo brasileiro adiou a permissão para a atracagem dos navios dias antes do encontro entre os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva em Washington, no último dia 10. A ideia era evitar que a autorização soasse como uma provocação ao governo americano.
— Até o momento, não há nenhum outro país do hemisfério que tenha autorizado (os navios do Irã) — disse ela.
Em 13 de janeiro, o Brasil concedeu permissão para que os navios IRIS Makran e IRIS Dena atracassem no porto do Rio entre 23 e 30 de janeiro, segundo uma publicação no Diário Oficial.
Essa janela foi posteriormente rejeitada, e agora os navios estão autorizados a atracar entre 26 de fevereiro e 3 de março, segundo o Ministério das Relações Exteriores.