Documento confidencial da inteligência norte americana foi revelado neste domingo pelo Jornal Wall Street
O relatório confidencial da inteligência do Departamento de Energia dos Estados Unidos, revelado neste domingo (26) pelo Wall Street Journal, afirma que o vírus da Covid provavelmente surgiu na forma que causou a pandemia, de um laboratório na China.
Entregue à Casa Branca e aos principais membros do Congresso dos EUA, o documento representa uma mudança de posicionamento do departamento.
A conclusão, considerada de “baixa confiança” pelo próprio órgão, coincide com o que defendeu o FBI em um documento de 2021. O bureau já indicava uma “convicção moderada” sobre essa possibilidade.
Outras quatro agências do governo americano e um painel nacional de inteligência, porém, ainda julgam que a pandemia foi provavelmente o resultado de transmissão natural.
Apesar das divergências, o relatório traz um consenso de que a Covid não foi resultado de um programa chinês de armas biológicas.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, comentou a reportagem e disse à CNN americana que não há ainda “respostas definitivas” sobre a origem do vírus.
“Se obtivermos mais informações, iremos compartilhá-las com o Congresso e com o povo americano. Mas, agora, não há uma resposta definitiva que surgiu da inteligência sobre esta questão”, afirmou.