Presidente também quer mudar a distribuição de dividendos da Petrobras
Em reunião realizada no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu, com sua equipe, voltar a partir de março (amanhã), a cobrança de 75% de impostos sobre a gasolina e de 21% sobre etanol.
Os tributos que voltam a ser cobrados sobre esses combustíveis são PIS, Cofins e Cide.
Durante a reunião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu, junto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a volta da tributação.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retirou a cobrança dos impostos no ano passado. Lula havia mantido a desoneração, até o dia 28 de fevereiro (hoje).
Segundo o governo deve anunciar, agora, a intenção é fazer com que a Petrobras mude sua política interna de distribuição de dividendos. Quase a totalidade dos lucros da empresa é distribuída para seus acionistas, principalmente para o Tesouro Nacional.
O governo quer que a Petrobras faça a distribuição dos lucros deixando uma parcela importante para investimentos, principalmente, na área de transição energética. Lula também quer que a empresa cumpra função social na repartição dos lucros.
[…] petroleira estima um impacto médio de aumento de R$ 0,15 no preço médio do litro da gasolina nos […]