O uso de máscaras ficou em vigor entre 2020 e agosto de 2022, quando foi abolida, mas voltou a ser implementada em novembro de 20227
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (1) pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões.
A decisão deve valer a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União. Outras medidas continuam, como desembarque por fileiras e limpeza das aeronaves. Na presença de casos suspeitos dentro do voo, as empresas aéreas devem fornecer máscara para o passageiro que apresentar sintomas.
A diretoria da agência foi unânime ao votar pela retirada da regra.
Para a Anvisa, o cenário epidemiológico atual da Covid-19, com a redução no número de internações e novos casos da doença, permite que a medida sanitária referente às máscaras seja atualizada.
A agência agora, apenas recomenda o uso do acessório para evitar a transmissão da Covid-19, principalmente para os mais vulneráveis, pessoas com sintomas respiratórios e seus contatos.
O uso de máscaras nos voos no Brasil ficou em vigor entre 2020 e agosto de 2022, quando foi abolido, mas voltou a ser implementado em novembro de 2022.