Provas serão realizadas em três fases pelo Instituto Rio Branco
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (6) traz a Portaria nº 440, que autoriza a realização do concurso de admissão à carreira de diplomata em 2023. A publicação do Itamaraty estabelece as normas para o processo e a informação de 30 vagas para o cargo na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata.
O concurso para ingresso no Itamaraty contará com três fases. A primeira é uma prova objetiva, com caráter eliminatório, em que haverá questões de língua portuguesa; história do Brasil; história mundial; geografia; língua inglesa; política internacional; economia; e direito.
Os candidatos farão provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de língua portuguesa e língua inglesa. Por fim, a terceira e última fase do concurso terá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de história do Brasil; política internacional; geografia; economia; direito; e língua espanhola e língua francesa.
De acordo com a publicação, a diretora-geral do Instituto Rio Branco será a responsável por publicar o edital do concurso. “O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para dois meses”, informa o Diário Oficial.
O último concurso para o Itamaraty foi no ano passado, com 34 vagas e salário bruto de R$ 19.199,06.