Avião camuflado foi destruído pela PF nesta semana em outra ação contra garimpeiros que atuam ilegalmente da Terra Yanomami
A Polícia Federal retomou o controle da comunidade Homoxi, uma das regiões com maior presença de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Imagens mostram os acampamentos dos invasores queimados por agentes especializados da corporação. Fora do território, a polícia queimou nesta semana um avião usado pelos garimpeiros para chegar ao território.
Os agentes também queimaram maquinários usados na extração de minérios de garimpeiros que insistiam em explorar ilegalmente a região completamente degrada pela ação dos invasores.
O avião estava escondido no meio da mata e foi destruído com uso de explosivos. De acordo com a PF, a explosão ocorreu depois que fiscais do Ibama atestaram que o monomotor era usado em crimes ambientais.
A região de Homoxi estava tomada por garimpeiros, que passaram a impedir o acesso por ar das equipes médicas e incendiaram a unidade de saúde no local.
A ação foi no município do Cantá, ao Norte de Roraima.