A apresentação virou meme, assim como aconteceu em 2016 com o powerpoint apresentado pelo próprio Deltan, então chefe da força tarefa da Lava Jato, acusando o agora presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de liderar a quadrilha do Petrolão.
“A esquerda vendo powerpoint do Lula: [emojis bravos]. A esquerda vendo powerpoint do Trump: [emojis apaixonados]”, tuitou o deputado.
Em 2022, o STJ condenou Deltan a pagar indenização de R$ 75 mil a Lula pela apresentação. Deltan recebeu mais de R$150 mil em doações de brasileiros indignados com a decisão da justiça e quitou a multa.
Dallagnol apresentou alguns slides em PowerPoint que explicavam o teor da primeira denúncia contra Lula, pelo crime de ocultar bens, no caso, o triplex no Guarujá (SP).
Por 4 votos a 1, os ministros da 4ª Turma do STJ consideraram que ficou caracterizado o dano moral por parte de Dallagnol contra Lula.
O então Juiz Sérgio Moro condenou Lula a 8 anos e seis meses de cadeia. Os desembargadores do Tribunal Federal do Paraná aumentaram a pena de Lula para 12 anos. Lula cumpriu pouco mais de um ano de cadeia, mas o Supremo Tribunal Federal mandou soltar e depois anulou esta é outras condenações de Lula e o liberou a concorrer novamente a cargo eletivo.