O PT enviou notificação extrajudicial ao Google, por apresentar em sua busca por corrupção o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva . A plataforma é acusada pelo partido de associar a palavra “corrupção” a Lula.
Na sexta-feira (5), véspera da coroação do rei Charles III, o influenciador digital Felipe Neto e o deputado federal mineiro André Janones criticaram a associação apresentada no Google ao buscar por “Lula coroação” na ferramenta. Ao começar a busca de Lula coroação, aparece Lula corrupção, mas apenas quando seclica o c, automaticamente indica a palavra corrupção.
Para o PT, a sugestão configura “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.
A publicação de Felipe Neto foi sinalizada como conteúdo suspeito:
“Não é assim que as recomendações algorítmicas funcionam. A equipe do Google não pode forçar o uso do termo aos usuários, mas se destaca o que os usuários mais procuravam e começavam com C ligado com a palavra inicial”, diz a checagem do Twitter.
Em nota, o Google afirmou que seus sistemas “automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento”. “O Google usa um algoritmo de correção ortográfica baseado em modelo estatístico, que analisa a frequência de palavras e as associações entre elas. A palavra Lula aparece mais vezes associada a corrupção e menos vezes a coroação. Então o algoritmo sugere a correção“, diz a empresa.
Internautas também afirmaram ter testado a busca do termo “coroação” ao lado de nomes de outras autoridades e a alternativa “corrupção” também aparece. Já com o nome de Bolsonaro a alternativa a coroação é “coração”.
Onde está a liberdade de expressão? Lugar de ladrão é na prisão e não na Presidência da República.
Lugar de ladrão ñ é dando opinião, é na cadeia…