General Dutra diz que Exército obedeceu ordem do presidente para cercar acampamento e aguardar amanhecer e prender todo mundo
O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto (CMP), afirmou, nesta quinta-feira (18), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ordenou por telefone que ele isolasse a área e prendesse todos que ali estavam na noite do dia 8.
O general chefiava o CMP durante os ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. As declarações foram feitas na CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
Segundo o militar, o presidente determinou a prisão imediata dos manifestantes que estavam no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército.
As declarações foram feitas durante a CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do DF. O general chefiava o CMP durante os ataques do dia 8 de janeiro.
“General, são criminosos. Têm que ser todos presos” determinou o presidente Lula, na noite do dia 8, segundo depoimento do general.
Ao telefone, o general informou ao presidente que temia uma invasão ao acampamento naquela hora, pela possibilidade de terminar a noite com sangue. “O presidente Lula, eu tenho uma admiração pela inteligência emocional dele, disse que seria uma tragédia e falou para isolar a praça [dos cristais] e prender todo mundo amanhã [dia 9 de janeiro]“, disse Dutra.
A Polícia Federal informou que, na manhã do dia 9 de janeiro, foram conduzidas pela Polícia Militar do Distrito Federal mais de 1.500 pessoas que estavam no acampamento em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro em Brasília. Entre elas idosos mulheres, crianças, moradores de rua e vendedores ambulantes.
O Conselho Tutelar do Distrito Federal informou que atendeu a 20 famílias que tinham crianças presas no Quartel General do Exército, em Brasília, na segunda-feira 9 e estavam em detenção provisória na Polícia Federal.
O ex-chefe do Comando Militar do Planalto afirma que o Ministério Público Federal e o Militar não deram nenhuma ordem judicial para desmontar o acampamento antes do dia 8. “Trataram as ilegalidades que aconteceram no acampamento, como furto de energia, de água, comércio ilegal”, disse. Segundo ele, essas ilegalidades foram combatidas pelo Exército.
Segundo o general, o Exército tinha uma “estratégia indireta” de desmotivar a presença dos bolsonaristas no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Em dezembro, um militar foi orientado a ir até o acampamento, incentivar os bolsonaristas a “passarem o Natal em casa”, afirmou.
Para o militar, o acampamento acabaria naturalmente, se não fosse os atos do dia 8 de janeiro, que resultou no ataque as sedes dos Três Poderes. “Se não houvesse aquele lamentável 8 de janeiro, aquela coisa fatídica, não entendo como um grupo de pessoas faz um ato de vandalismo daquele, o acampamento acabaria naturalmente”, afirmou o general.
Assista ao trecho do depoimento do general na CPI da CLDF:
O general em sua fala acaba de colocar O Dilmo na cena do crime, quando ele diz que ligou pro G. Dias e pediu pro G. Dias ligar pro presidente. O G. Dias responde ” Dutra não preciso ligar para o presidente, o presidente está na minha frente” … mais a em seguida G . dias liga de volta e passa o telefone pro presidente.
Se o presidente estava em Araraquara, como poderia estar na frente do G .dias que estava no planalto?
A teoria dele de estar em Araraquara já foi desmentida há alguns dias, no vídeo que mostra ele dentro do Planalto. Tem vídeo hahaha
Incrível como um general mentir, e ainda dizer que tem admiração por um politico que dita a ordem de prender crianças, velhos e inocentes, que país este, vergonha ouvir este general, vergonha forças armadas. que país é esse gente….
Sou reservista da Aeronáutica e me sintosinto vergonhado de um dia ter batido continência para alguns superiores meus daquela epoca e que hoje não sentem vergonha de bater contingências pra corruptos ladrões.
Mas contudo, sou muito patriota e tenho fé que um dia daremos a volta por cima.
Vamos ver até quando êles vão sustentar êsse (perdeu mané)
Às FRACAS ARMADAS da Terra Brasilis são VENAIS e COVARDES! Prestar continência a um bêbado; cachaceiro; estúpido e ladrão; enganador de idiotas; o que há de pior nos esgotos!!! É um dejeto asqueroso e o carecão ignóbil que se julga dono do poder é um escroque incapaz, bicha louca enrustida que vive seu delírio para esquecer o pântano lodoso de onde veio! Sujos e miseráveis em sua ruins moral!Iza
Tenho repúdio de ver 👀 a PATRIA AMADA BRASIL sendo ultraje e escárnio do mundo 🌎 como uma vergonha assim vejo leio deboches por causa das FA.B QUE ERA TÃO TEMIDA RESPEITADA APLAUDIDA. HOJE ESTAREM de koka. ENCURV
Que vergonha pra esse general , obedeceu ordens do Gangster lula🇻🇳 pra prender,quem estava no QG, buscando, socorro livra o país do toga tirano e do condenado, julgado em várias instâncias .
Deus é + que tudo e todos , ele vai cobrar e punir os verdadeiros culpados de usurpar os direitos da nossa nação . Jesus eu confio em vós.
eu nunca vou deixa de acredita no meu Deus Justo é Verdadeiro Que eu Sempre Servi no momento exato ele vae fazer
justiça com serteza e so agurda
Amém
Sou Stefano fui fuzileiro naval da marinha do Brasil sempre tive muito orgulho disso só que hoje tenho vergonha em falar que servir a minha pátria graça à meia dúzia de oficiais corruptos vagabundos que mancham a honra e a história de os heróis que juraram com a sua própria vida defender a nossa mesa o,eles envergonham todos os Brasileiros direitos de bem e também o maior patrono Duque de Caxias, bando de oficiais Almirantes, Brigadeiros e Generais.🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉🍉
Uma VERGONHA 🙈
No governo Dilma,houve uma denuncia nas mídias abertas que generais das FA estavam na lista de propina do PT. Ninguém deu crédito na época.AGORA ESTA AI OS FATOS de Generais sempre estiveram em coluio com o PT .
Vivemos uma ditadura, o povo brasileiro ainda vai chorar 😢 muito. O general Dutra não está com a verdade quando fala na CPI, que as pessoas foram informadas pra onde iam. Elas foram pro campo de concentração na polícia federal.
Verdade.
Acredito nas forças armadas, como instituição, não com 6 dúzia de generais que se venderam e se dobraram a um bandido. DEU NOJO E MUITA VERGONHA, vê-los bater continência pra quem saqueou o povo. Somos muito maior que essa podridão. Vamos superar e colocar essa corja no lugar que merecem.
Grande cilada armada
Desde o dia 30 estou indignado com essa situação ficamos enfrente ao quartel e o que eles fizeram traíram o povo de bem e hoje somos refém dos bandidos de torga hj só um sniper para nós salvar
Verdade os generais de merdas..são todos comunistas..fazem continessa pra um ex presidiário. Ladrão corrupito..
O congresso precisa urgentemente agor contra essa quadrilha que sequestrou o Brasil com apoio das forças armadas, onde está rechead de covardes e frouxos, só Jesus na causa,mas tenho certeza que Deus não abandonou a nossa nação!
Eu sou Militar, com muito ORGULHO, mas para dizer a verdade estamos passando por um momento de até em elgumas situações, termos que negar a profissão que tanto eu amo, isso só por que um grupinho de milicos, termo usado pelo ex e futuro presidiário luladrão, para humilhar os Militares que até então diziam que não iriam prestar continência para um criminoso, uma vez que estão fazendo o oposto do que disseram antes do bandido de 9 dedos comprar sua eleição do presidente do tse! Não sei até onde isso vai perdurar, mas uma coisa eu sei, se o Congresso juntamente com o Senado Federal não interferir nessa ANARQUIA que o nosso País se encontra, com toda a certeza do mundo, uma guerra civil é iminente. O que não pode nem aceitamos é um ministro do stf criminoso juntamente com ladrão criminoso, mandar e demandar num País de quase 250.000.000, de habitantes,
Grande verdade,os reservistas sempre tiveram orgulho por ter servido a Pátria, graças a 1 dúzia de vendidos hoje temos VERGONHA, será que esse pessoal não tem famílias???? Entendo que foram até pior que o nine, pois a nação esperava somente DELES a salvação do nosso rico ( por hora) Pais.
O Brasil está sequestrado por uma gigantesca quadrilha que impôs um golpe de estado por meio de eleição fraudulenta.
O exército corroborou este crime de traição à Pátria ao aceitar a submissão a um bandido retirado de trás das grades para comandar generais frouxos, covardes e vagabundos.
Tenho nojo do exército brasileiro.
O Brasil perderá soberania sobre o seu território por culpa desses inúteis que vestem farda. Escolheram fazer reverência e bater continência a um criminoso.
Entregaram-se de quatro aos chefes comunistas!
Vocês do alto comando são piores que porcos!
Maravilhoso o seu concordo plenamente com tudo, fomos traídos por quem achavamos que iriam nos proteger. Ao invés disso nos entregaram de bandeja aos comunistas.
Supremo é o povo, disse isso várias vezes, um povo enganado, o que queriam era: Um país desesperado com a bandidagem vindo do alto clero da nação.
Estávamos todos sendo enganado pela vontade de ver um exército de pessoas dispostas a limpar de vez com a máfia engravatado e togada.
Quem se junta aos porcos lavagem comera
Militares entregaram o Brasil para os criminosos!
Sou militar, tenho e sempre terei orgulho das Força Armadas. É uma Instituição mais que tricentenária e suas ações são bem maiores que ser o único responsavel por salvar o Brasil das mãos da maior quadrilha politica da historia?do País. Todos nós somos responsáveis. Devemos começar em casa com a educação dos nossos filhos. Devemos cobrar boas ações da sociedade a cada monento e devemos dar exemplo, tomando atitudes corretas, coerentes e dignas.
Concordo com você Guilherme, mas desde que me entendo sempre tive grande apreço pelos militares federais e os demais. Então entendo que é um dever , ou seria de defender a todos nós, ou seja nossa querida Pátria. Esperamos nós , que tudo o está acontecendo conosco passará. Lutar, lutar e lutar. Somos brasileiros não vamos desistir, jamais.
Hoje temos certeza absoluta que estamos vivendo uma ditadura do proletariado com leniência de todos os poderes, teremos tempos difíceis pela frente
Os militares capturaram, o povo precisará se defender.