Lula quer ajudar fabricas a desovarem estoque com renúncia de imposto

Não são carros populares: São carros de até R$120.000,00  em plano temporário de renúncia fiscal de R$ 2 bi

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta sexta-feira (25), em entrevista na GloboNews que o plano para a volta da venda de carros com “preços populares” será temporário e que a renúncia fiscal do governo será de cerca de R$ 2 bilhões.

“É um projeto curto no tempo, este ano, para acomodar essa transição de falta de crédito e pátios lotados”, afirmou Haddad.

A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil.

Segundo o ministro, o governo acredita que a taxa de juros no Brasil deve a cair, e o programa de redução de preços de veículos é uma transição até que esta queda favoreça a o barateamento do crédito.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços lançou, na quinta-feira (25), um pacote para reduzir os valores de “carros populares “, segundo havia avisado o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O governo federal editará uma Medida Provisória (MP) para efetivar o plano de “carros populares”. Os valores exatos da redução tributária  de cada imposto ainda serão definidos pelo Ministério da Fazenda, mas devem ficar em tofno dos 10%.

Com R$120 mil reais dá para comprar uma série de carrões que estão encalhados nos pátios das montadoras e aluviar o caixa dos empresários.

Segundo a tabela FIPE, é possível comprar um super SUV Creta por bem menos: R$115.590,00.

Ou arrematar outro maravilhoso zero kilometros, como o sedan da Honda por D$118.000,00

Ou ainda um SUV enorme, super confortável d cheio de acessórios como o JAC  T40 por  R$117.530,00.

São vários opções de carros neste valor de até R$120.000,00. As montadoras que estão inclusive dando férias coletivas por falta de compradores, agradecem o governo federal.

O mercado automotivo brasileiro se recupera lentamente após o auge da pandemia da covid-19. Analisando os números do acumulado geral de 2023 até abril e comparando com os mesmos meses de 2019 (a pandemia no Brasil foi oficialmente decretada em 2020), as vendas estão 26,56% menores.

Em abril de 2019, o acumulado geral era de 801.330 unidades emplacadas, com liderança do Chevrolet Onix da geração passada, com 75.130 vendas, bem mais do que o segundo colocado na época, o modelo antigo do Hyundai HB20, que havia vendido 34.738 unidades. Para efeito de comparação, o atual líder do mercado, a atual versão do Onix, acumula 28.902 emplacamentos no período.

Já em 2023, a situação é bem pior. Apesar da ligeira melhoria em relação aos 510.846 carros comercializados no período de janeiro a abril, as 588.509 vendas de 2023 estão bem abaixo do que foi visto em 2019. Na época, o segmento comemorou a venda de 801.330 automóveis — 212.821 a mais.

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