O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta sexta-feira (25), em entrevista na GloboNews que o plano para a volta da venda de carros com “preços populares” será temporário e que a renúncia fiscal do governo será de cerca de R$ 2 bilhões.
“É um projeto curto no tempo, este ano, para acomodar essa transição de falta de crédito e pátios lotados”, afirmou Haddad.
A medida valerá para veículos com valor final de até R$ 120 mil.
Segundo o ministro, o governo acredita que a taxa de juros no Brasil deve a cair, e o programa de redução de preços de veículos é uma transição até que esta queda favoreça a o barateamento do crédito.
São vários opções de carros neste valor de até R$120.000,00. As montadoras que estão inclusive dando férias coletivas por falta de compradores, agradecem o governo federal.
O mercado automotivo brasileiro se recupera lentamente após o auge da pandemia da covid-19. Analisando os números do acumulado geral de 2023 até abril e comparando com os mesmos meses de 2019 (a pandemia no Brasil foi oficialmente decretada em 2020), as vendas estão 26,56% menores.
Em abril de 2019, o acumulado geral era de 801.330 unidades emplacadas, com liderança do Chevrolet Onix da geração passada, com 75.130 vendas, bem mais do que o segundo colocado na época, o modelo antigo do Hyundai HB20, que havia vendido 34.738 unidades. Para efeito de comparação, o atual líder do mercado, a atual versão do Onix, acumula 28.902 emplacamentos no período.
Já em 2023, a situação é bem pior. Apesar da ligeira melhoria em relação aos 510.846 carros comercializados no período de janeiro a abril, as 588.509 vendas de 2023 estão bem abaixo do que foi visto em 2019. Na época, o segmento comemorou a venda de 801.330 automóveis — 212.821 a mais.