Ditador apoiado por Lula, Ortega confisca propriedades de 222 opositores exilados

Entre os exilados estão políticos que pretendiam concorrer contra o ditador nas eleições de 2021

A ditadura da Nicarágua anunciou na sexta-feira (9) que confiscou as propriedades dos 222 opositores que foram expulsos do país em fevereiro, depois de serem presos pelo regime de Daniel Ortega.

Em comunicado, a “justiça” do país alega que os dissidentes “cometerem atos contra a soberania, independência e autodeterminação da nação”.

Entre os exilados estão pessoas que pretendiam concorrer contra Ortega nas eleições de 2021, mas foram detidas antes da votação.

O regime de Ortega se notabilizou pela prisão de ativistas de direitos humanos e líderes cívicos, além do fechamento de cerca de 3 mil grupos não-governamentais.

Antes, no final do mês passado, o ditador bloqueou as contas de dioceses naquele país.  Segundo o jornal El País, o bloqueio das contas pode ter ligação com a prisão do padre Jaime Iván Montesinos Sauceda, de 61 anos. Ele foi detido no dia 23 de maio, pelo regime nicaraguense por acusação de traição à pátria contra o Estado da Nicarágua e a sociedade”.

O religioso foi preso no município de San José de los Remates, região central da Nicarágua.A diocese do padre Sauceda é liderada pelo bispo Rolando José Álvarez Lagos, condenado a mais de 26 anos de prisão também por “traição à pátria”.

Lula não aderiu à declaração conjunta contra os crimes cometidos pelo regime de Daniel Ortega na Nicarágua em março. O documento foi assinado por 55 países, incluindo governos latino-americanos de esquerda, no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra.

O documento do Conselho de Direitos Humanos da ONU menciona atos ditatoriais do governo de Daniel Ortega, como execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, estupros, tortura e privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no país.

O presidente petista já chegou a minimizar os atos de Ortega alegando que Jair Bolsonaro era “infinitamente pior”.

Um comentário

  1. No caso da Nicarágua, o representante do Brasil o Lula,é cúmplice, ou insano?.Por apoiar a ditadura de Ortega, um criminoso de esquerda que só visa o poder, e não os interesses do povo e seus direitos constituídos!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *