Moeda digital será usada para investir em produtos financeiros tradicionais cujas ações foram transformadas em tokens digitais. Objetivo: democratizar o acesso aos investimentos oferecidos aos clientes abastados dos bancos suíços
Por Le Temps
Conhecida por sua estabilidade, a Suíça parece ser um país ideal para lançar uma stablecoin, uma moeda criptográfica cujo valor é estável em comparação com uma moeda tradicional. Mas é outra peculiaridade suíça que convenceu o brasileiro Yulgan Lira a oferecer o USD Stablecolb, que vale 1 dólar, de Genebra: as regras da Finma sobre stablecoins, que definem como esses ativos financeiros inovadores devem operar e ser regulados.
Conhecida por sua estabilidade, a Suíça parece ser um país ideal para lançar uma stablecoin, uma moeda criptográfica cujo valor é estável em comparação com uma moeda tradicional. Mas é outra peculiaridade suíça que convenceu Yulgan Lira a oferecer o USD Stablecolb, que vale 1 dólar, de Genebra: as regras da Finma sobre stablecoins, que definem como esses ativos financeiros inovadores devem operar e ser regulados.
“A lei suíça proíbe a emissão de uma stablecoin sem que seja feito um depósito de valor equivalente em uma conta bancária”, resume o cofundador e diretor administrativo da Colb, a empresa financeira que supervisiona este projeto. Acima de tudo, esses depósitos em moedas tradicionais (francos ou dólares usados para comprar stablecoin) serão hospedados por um banco privado de Genebra, Cité Gestion, e totalmente investidos em títulos do Tesouro dos EUA.
Para a Colb, que está sendo observada como intermediária financeira, é uma forma de se diferenciar das stablecoins existentes. Alguns, até mesmo conhecidos como tether, são alvo de dúvidas recorrentes sobre a natureza e localização de suas reservas em moedas tradicionais. Em geral, o mundo das criptos está na mira das autoridades americanas, ansiosas por sanear as práticas de um setor marcado por falências ou fraudes retumbantes nos últimos anos.
A principal utilidade de uma stablecoin é permitir que seu titular permaneça no universo digital entre dois investimentos, em criptomoedas por exemplo. Passar por uma stablecoin evita ter que receber uma moeda tradicional, que terá que ser trocada por outra criptomoeda no próximo investimento e, portanto, economiza custos. Mas esta não é a única vocação do USD Stablecolb.
Muito interessante