Enfermeiros protestam contra decisão do STF sobre piso da categoria, concluída na noite de 6ª
Um manifestante foi preso por desacato pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante o ato, realizado por profissionais de enfermagem na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta segunda-feira (3). Ele foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central), de acordo com a corporação.
A PMDF usou até spray de pimenta durante o protesto contra o resultado da votação do piso da categoria, concluída pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta feira da semana passada.
A tensão aconteceu quando a manifestação, estava nas proximidades do Ministério da Saúde.
O STF formou maioria, nesta sexta-feira (30), para aprovar, com ressalvas, o pagamento do piso da enfermagem para os servidores da rede pública. Para o setor privado, ainda não há consenso, com debates em torno de pontos divergentes, como o pagamento por região e o acordo entre funcionários e patrões.
Após uma negociação, “as faixas da direita foram desobstruídas, porém, um manifestante voltou a ocupar as vias desobstruídas e incitar outros manifestantes a fazerem o mesmo. Foi solicitado que ele liberasse a via, o manifestante desobedeceu o policial e o empurrou”. O homem foi preso.
A corporação informou que o detido não pertence a nenhum quadro de enfermagem e é morador do Rio Grande do Norte.
A diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), Josy Jacob, criticou a abordagem da PMDF, chamand0-a de covarde. “Os profissionais fazem um ato pacífico. Essa abordagem ocorreu por causa de uma via fechada. Os policiais agrediram, usaram gás de pimenta e detiveram um rapaz. Eles também agrediram ele com violência. Nós temos liberdade de manifestação. Ao nosso ver, a PMDF agiu de forma arbitrária e autoritária. Vamos dar todo o suporte ao manifestante detido.”
Após a confusão, os manifestantes seguiram protestando em frente à sede do ministério. O acesso aos demais prédios da Esplanada estava bloqueado por PMs por volta das 11h15.
A PMDF afirma que existe uma ordem da Secretaria da Segurança Pública (SSP-DF) para não haver obstrução de via, e um grupo de manifestantes ocupou a via S1 da Esplanada dos Ministérios.
Só gostaria que esses policiais fossem atendidos por esses enfermeiros que eles atacaram o spray de pimenta, um dia eles vam precisar cuidar da saúde!!