Edital do Supremo Tribunal Federal exige que veículos resistam a tiros de submetralhadoras com padrão executivo
O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu uma licitação pública para alugar veículos blindados no valor de R$ 365.000,00. serão 200 diárias, com quilometragem livre e sem motorista de carros tipo sedã e SUV para serem usados no Rio de Janeiro. O edital prevê ainda mais R$ 30.000 para ressarcimento de despesas com combustível, pedágio, estacionamentos públicos ou privados e multas de trânsito.
Nas especificações dos veículos, o STF exige que os veículos sejam de padrão executivo, com blindagem nível IIIA, que consegue suportar tiros de armas de fogo, como as de calibre 9 mm, submetralhadoras, e até uma pistola Magnum .44, com proteção balística de 90 e 45 graus.
Outra exigência é que os carros equipados com dispositivos de bloqueio automático de ignição deverão ter seus sistemas desativados durante todo o período da locação, inclusive os dispositivos de bloqueio por satélite ou outro sistema de rastreamento à distância, para não impedir uma eventual fuga com o veículo em caso de colisão ou abalroamento proposital proveniente de atos criminosos.