Apresentador ganhou posições na fila de transplante
Após críticas na internet sobre a rapidez do transplante de coração conseguido pelo apresentador de televisão Faustão, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo soltou nota pata justificar.
Sengundo a Central, o panorama de Fausto Silva antes da operação realizada neste domingo (27) era o segundo pior de todos na fila. O apresentador ocupava o 2º lugar na fila de prioridade para transplante de coração, mas conseguiu realizar a cirurgia após o paciente que ocupava o topo da lista recusar o órgão.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo não informou o motivo da recusa do paciente ao coração que foi doado durante a madrugada deste domingo. Vale destacar que recusas podem acontecer por potenciais incompatibilidades entre receptor e doador. Tal fato beneficiou Faustão, que era o próximo na lista de espera.
“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente [Faustão] ocupava a segunda posição nesta seleção”, diz a Central.
A Central também informou que o tempo de espera para transplante cardíaco para receptores do grupo sanguíneo B, que é o caso de Faustão, é de um a três meses. Entretanto, no caso de pacientes com quadro grave de saúde o tempo de espera é menor devido ao risco de morte.