O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (14) o primeiro réu a ser julgado por atos do dia 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão.
Aécio foi preso dentro do plenário do Senado no dia 8 de janeiro vestindo uma camiseta que pedia intervenção militar.
A maioria, seis dos ministros, seguiu integralmente o voto do relator Alexandre de Moraes que pediu cinco condenações.
Seguiram integralmente Moraes os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Luiz Fux, Carmén Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber.
Nunes Marques votou pela menor pena, de apenas dois anos e seis meses de prisão.
André Mendonça pediu oito anos e foi contra condenação por golpe de Estado.
Luís Roberto Barroso pediu 10 anos de prisão ao não condenar por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, por considerá-la redundante com a acusação de golpe de Estado.
Cristiano Zanin fixou a pena em 15 anos de prisão.
Alexandre de Moraes apresentou conclusões comuns a todas as ações penais conta os acusados pelo 8 de janeiro. Para ele, ficou clara a intenção do grupo de derrubar o governo eleito em 2022, pelo pedido de intervenção militar. Segundo o relator, apesar de os invasores das sedes dos Três Poderes não portarem armamento pesado, eles “estavam numericamente agigantados e violentos”.
Aécio Lúcio Costa Pereira, 51 anos
Na época da invasão, era funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), mas acabou demitido por justa causa depois que imagens suas participando do ato antidemocrático vieram à tona. O próprio réu, vestindo uma camisa com a inscrição “intervenção militar já”, chegou a postar um vídeo sentado na mesa diretora do Senado.
Acabou, o devido processo legal no Brasil, processos que deveriam estar sendo julgados na primeira instância, (seguindo o rito normal) estão sendo julgados na última instância
estamos vivendo momentos sombrios no Brasil com essa composição dos ministros do STF. Triste.
Pois é,,,o boso petista que fez as pessoas irem até brazilia dia 08 de janeiro nem uma palavra em favor dos gados dele presos lá.
Isso que dá acreditar em políticus tanto da esquerda maldita ou direita canhota troyquista fabiana satanista.