Ministro impôs multa de R$ 30 milhões a ser dividida entre todos os réus
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin acompanhou voto do ministro relator Alexandre de Moraes , votou pelacondenação do primeiro réu pelo 8/1, Aécio Lúcio Costa Pereira, mas reduziu a pena pedida por Alexandre de Moraes, que foi de 17 anos para a pena em 15 anos, em regime fechado.
No início do seu voto, o ministro afirmou que Aécio Lúcio Pereira, não ingressou no Congresso para um “passeio”. “Os indivíduos vieram preparados para a prática de crimes violentos, com armas brancos e objetos de proteção pessoal. Sublinhe-se que o réu foi preso em flagrante dentro do Senado Federal, onde gravou vídeos que não deixam a menor dúvida de sua participação na empreitada criminosa. Como bem sinalizou o relator, o réu não ingressou no Congresso para um ‘passeio’ ou uma ‘visita’”.
“É verdade que o réu negou ter danificado patrimônio público ou feito uso de violência, afirmando que fez parte de movimento pacífico. A negativa do autor não se sustenta diante do conjunto probatório“, afirmou o ministro em seu voto, que ressaltou que os réus foram preparados para resistir e empregar a violência.