Site gov.br sofre invasão e põe em risco todos brasileiros cadastrados pelo governo

Serviço do governo federal foi facilmente invadido colocando em risco todos os dados de todos os brasileiros

Todos os brasileiros que possuem conta no site do governo federal Gov.BR  estão sujeitos à ataques virtuais, devassa e divulgação indevida de praticamente tudo sobre sua vida relacionada a trabalho, empregos, empréstimos, situação civil, senhas e muito mais.

Todas as informações contidas no site do governo federal estão sujeitas a serem divulgadas indevidamente, alteradas ou qualquer outra fraude, inclusive pedir empréstimos consignados.

O sistema que consolida dados, é uma novidade que reúne em um só lugar, não apenas as informações da Receita Federal, mas também muitas outras, como SUS, título de eleitor, carteira de habilitação e assinatura digital de documentos. São milhões de brasileiros que já possuem, inclusive, a assinatura digital de documentos no site.

A editora-executiva de Política e chefe da sucursal de Brasília do Estadão, Andreza Matais, foi alvo de um ataque de hacker na noite desta quarta-feira, (4). A conta da jornalista do portal foi invadida Os hackers ameaçam divulgar os dados da Receita Federal. Há quem suspeite de interferência do governo, mas não há informações sobre o hackeamento.

O sistema é vulnerável. A invasão da conta da jornalista jogou luz sobre a escuridão que guarda nossos dados e que clareou a possibilidade de que hackers podem ter acesso aos dados que deveriam ser pessoais e sigilosos na relação do cidadão com o governo. O fato é grave, gravíssimo.

Site gov.br reúne serviços para o cidadão; conta da jornalista foi invadida
Site gov.br que reúne serviços para o cidadão teve conta da jornalista invadida

A informação veio à tona em uma polêmica envolvendo o empréstimo do CAF, Banco de Desenvolvimento da América Latina. Uma notícia sobre o empréstimo à Argentina,  assinada por outra jornalista, Vera Rosa, desencadeou ataques de apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Estadão em mídias e redes sociais com ameaças que culminaram na invasão da conta Gov.BR  de Andreza Matais.

O ataque hacker ocorreu após o Estadão publicar reportagem em que mostra como Lula atuou para liberar empréstimo e interferir na eleição da Argentina em matéria da colunista do Estadão Vera Rosa.

Muitos perfis, incluindo jornalistas e até ministro, começaram a criticar e até xingar Andreza.

Twite de Paulo rebate informação do Estadão afirmando ser mentira a informação do jornal

 

 

twitwes invadiram a rede social contra Andreza Matais

Um dos assessores da Secom de Lula comentou na noite de ontem, quarta-feira (04), o tema falando em extrema direita e Gabinete do Ódio. Em resposta ao assessor da presidência, Andreza Matais tuitou o salário dele, que é um dado público.  Logo depois, a conta gov.br da assessora foi invadida.

Hackers trocaram a senha da acesso da jornalista e exigiram dinheiro para não divulgarem informações de seu Imposto de Renda. Ao Estadão, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que vai acionar a Polícia Federal (PF) para investigar o caso. “Nenhum jornalista e nenhum cidadão pode ser vítima desse tipo de ação”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *