Grupo planejava implementar um condomínio com 227 lotes com 400 m² cada e que seriam vendidos por R$ 250 mil a unidade
A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do trabalho investigativo da Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e ao Animal – CEPEMA e da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente – DEMA, deflagrou, nesta manhã, a operação “GRADUS”.
A ação tem o objetivo de cumprir 10 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma possível organização criminosa voltada para a prática dos crimes de parcelamento irregular do solo e dano ambiental. As buscas foram cumpridas nas Regiões Administrativas de Vicente Pires, Sobradinho e em Formosa/GO.
A investigação apontou que, ao menos, 10 indivíduos se associaram para realizar o parcelamento irregular de uma área localizada ao fundo do condomínio RK, nas proximidades da DF 440, em Sobradinho, a qual foi chamada pelos integrantes do grupo como Novo RK ou condomínio Rancho Karina.
No local, os suspeitos planejavam implementar um condomínio com 227 lotes, cada qual com 400 m2 e que seriam vendidos por R$ 250 mil, sendo possível localizar um croqui com a disposição dos lotes, além de anúncios de venda.
A área em questão, entretanto, é, segundo a polícia, de propriedade da TERRACAP e está localizada na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu.
As investigações prosseguirão com a análise dos objetos apreendidos.