Indicado pelo Centrão, Carlos Fernandes já ocupou cargos estratégicos para o Centrão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu da presidência da Caixa, a economista Rita Serrano. A decisão foi comunicada a Rita em reunião no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (25). Em nota, o governo informou que o novo presidente da Caixa será o economista e também servidor da Caixa, Carlos Vieira Fernandes.
Funcionária de carreira da Caixa desde 1989, Maria Rita estava desde janeiro como presidente da instituição. Antes, ela participou do Conselho de Administração do banco.
A troca de comando da Caixa já estava dada como certa por interlocutores do Palácio do Planalto, que negociava há meses com partidos do Centrão, em troca de apoio ao governo no Congresso Nacional.
Os partidos também querem indicar novas vice-presidências da Caixa. Lula e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) estão dialogando para bater o martelo sobre novas substituições de interesse do Centrão.
Carlos Vieira Fernandes já ocupou cargos de confiança do Centrão. Ele já trabalhou na própria Caixa Econômica Federal com indicação do Centrão, foi diretor da Funcef, fundo de pensão da Caixa, entre 2016 e 2019 e foi secretário-executivo dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional.