Procedimento foi justificado para gastar combustível antes de pousar
Um Boeing 737 da companhia aérea Azul fez três horas de voo e um pouso não programado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na tarde desta sexta-feira (27).
O Boeing, um avião cargueiro da companhia aérea brasileira, decolou do aeroporto Viracopos às 09h50 com destino ao aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM). Mas logo em seguida, começou a voar em círculos.
O avião ficou dando voltas sobre cidades da região como Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP).
Questionado pela torre de controle do aeroporto, o piloto do avião informou que não seria necessária nenhuma assistência em solo, como bombeiros na pista, durante o pouso. “Não, está tudo tranquilo”, respondeu o piloto.
Em nota, a Azul não explicou o motivo e a informou apenas que o avião precisou retornar ao aeroporto de origem por questões técnicas.
“O pouso foi coordenado junto ao controle de tráfego de SP e ocorreu em segurança. A tripulação seguiu todos os procedimentos previstos nesta situação”, disse a companhia.
A aeronave pousou às 12h41 no aeroporto de Viracopos.
Normalmente, quando uma aeronave faz esse procedimento de círculos no ar por tanto tempo, significa que está queimando combustível para poder pousar.
Quase sempre as aeronaves decolam com tanque cheio e pousam com menos combustível. Quando o pouso não está programado, o procedimento de segurança é exatamente queimar combustível como se estivesse viajando para pousar com tanque mais vazio e consequentemente menor peso.
Assista: