Inscrições vão até 22 de novembro e início das aulas presencias está previsto para 18 de dezembro
O projeto Fábrica Social vai abrir 600 vagas para o curso gratuito de capacitação profissional em corte e costura, voltado para pessoas de baixa renda, no Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) ou em uma das 14 Agências do Trabalhador.
Segundo o Governo do Distrito Federal, os interessados têm até 22 de novembro para se inscrever. O início das aulas presencias está previsto para 18 de dezembro.
No curso, os alunos aprendem sobre corte e costura, moda e reaproveitamento de materiais. Em dezembro, será iniciada a parte teórica, com regramentos e familiarização dos conteúdos. Já a parte prática começa em janeiro de 2024.
Segundo a Sedet, atualmente a Fábrica Social conta com mais de 400 máquinas, operadas pelos 350 alunos do curso de corte e costura. A fábrica tem capacidade média de produção de 25 mil itens por ano e fica na Cidade do Automóvel, na Estrutural.
Para participar é preciso ter, no mínimo, 16 anos de idade, morar no Distrito Federal e:
- Ter inscrição atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
- Ter renda familiar per capita de até R$ 200
- Não ter participado de nenhum processo de capacitação e qualificação no programa Fábrica Social
- Pessoas com deficiência (PCD) precisam apresentar o laudo médico – validade máxima de 12 meses em caso de doença temporária
Qualquer família de baixa renda pode se cadastrar no Cadastro Único Federal, é de graça.
O cadastro é feito pessoalmente, num posto de atendimento na cidade onde a família mora.
O responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para fazer o cadastro, levando os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.
Cada pessoa deve estar cadastrada com a sua família.