24 Brasileiros e 8 palestinos deixaram a região de guerra em direção ao Egito na madrugada deste domingo e seguirão para o Brasil
Um grupo de brasileiros que aguardava permissão de autoridades do Egito, de Israel e da Palestina para sair do território em guerra cruzou a fronteira entre Gaza e Egito, no Portal de Rafah, na madrugada deste domingo (12) — horário de Brasília.
O Palácio do Itamaraty comunicou que, por volta das 5h40, 32 brasileiros e parentes entraram em território egípcio, onde foram recebidos pela embaixada brasileira no Cairo, “responsável pela etapa final da operação de repatriação”.
“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”.
As desistências foram de uma mulher de 50 anos e sua filha, de 12, por “motivos pessoais”, de acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina.
Segundo a embaixada brasileira, ainda há uma segunda lista de brasileiros a serem resgatados com mais de 50 pessoas. Não há um prazo para que isso aconteça.
Segundo Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, disse que a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar.
Caso a rota seja por Al Arish, eles farão uma escala na capital egípcia, Cairo, para reabastecer e seguir viagem. Outra possibilidade é irem de ônibus direto à Cairo, dormirem lá e, na segunda, saírem de avião. Partindo do aeroporto do Cairo, a viagem deve durar de 12 e 14 horas.
O avião da frota presidencial está no Aeroporto do Cairo à espera do grupo que será repatriado e também com autorização para decolar até o aeroporto de El Arish. Uma médica oficial da Aeronáutica também irá acompanhar as famílias no voo com destino ao Brasil.
Que a paz se reestabeleça, para Honra e Glória do Senhor Jesus Cristo!!!