24% da população ainda acreditam em Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decepcionou 57% dos brasileiros em seus 11 primeiros meses no comando do país, depois de ter deixado a prisão onde passou quase dois ano.
Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (7) de dezembro, mostra que 24 % ainda acreditam no presidente que se elegeu com um discurso e pratica outro, como na indicação do ministro Flávio Dino para ministro do Supremo Tribunal Federal.
Dino é amigo pessoal de Lula de longa data. Os dois atuaram juntos em campanhas de Dilma Roussef, de Lula e de Dino. Dino foi presidente da então poderosa Embratur do governo Dilma indicado por Lula.
Durante sua campanha eleitoral no ano passado, Lula disse que as indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) não poderiam ser de amigos, mas indicou Flávio Dino. Assista:
Para analistas políticos, Dino pode ser o quarto indicado para uma vaga no STF, a não ser aprovado pelo Senado Federal.
Segundo o Datafolha, 16% dos brasileiros disseram que Lula fez mais do que o esperado por eles.
“A gestão Lula também foi marcada até aqui pela falta de novas marcas, tendo reciclado com maior ou menor grau de repaginação diversos programas de seus mandatos anteriores, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Bolsa Família”.
Faltando 23 dias para completar um ano de mandato, Lula tem aprovação de 38%, incluindo os entrevistados que classificam o governo como “ótimo ou bom”.
Avaliações de “regular” para o petista neste terceiro mandato chega a 30%, mesmo índice de “ruim ou péssimo”. E 2% não souberam responder.