Alex Batty viajou com a mãe e o avô para a Espanha quando tinha 11 anos, e estava desaparecido desde então
Há seis anos, a polícia britânica lançou um apelo a testemunhas para tentarem localizar Alex Batty, um menino desaparecido de 11 anos. Durante todos esses anos, Alex não foi encontrado em lugar nenhum, até reaparecer no sul da França nesta quarta-feira (13) de dezembro de 2023. O fato foi divulgado para imprensa nesta sexta-feira (15).
Em 2017, a Inglaterra foi marcada pelo súbito desaparecimento do menino que morava em Oldham, subúrbio de Manchester. Alex teria sido sequestrado pela mãe e pelo avô que não tinham a tutela e estavam proibidos de ter contato com ele.
Em um sábado, 30 de setembro de 2017, eles voaram do aeroporto de Málaga e ficaram na área de Benahavis, perto de Marbella. Alex deveria retornar à Inglaterra no domingo, 8 de outubro de 2017, mas nunca o fez, segundo a polícia.
Alex não dava nenhum sinal de vida desde 2017. Sua avó e responsável legal disse que ficou “destruída” com o desaparecimento dele e ficou muito preocupada todos esses anos. Segundo ela, o ex-marido e a filha buscavam um “estilo de vida alternativo” e teriam sequestrado acriança para conduzi-la a uma seita.
Após o desaparecimento de Alex, foi realizada uma investigação. Em 2019, a Polícia da Grande Manchester lançou outro apelo por testemunhas no aniversário de 13 anos de Alex, sem sucesso. Desde então, o menino foi incluído na lista de menores desaparecidos no Reino Unido.
O garotinho foi encontrado
Os gendarmes de Revel, em Haute-Garonne, receberam uma denúncia informando que um adolescente chamado Alex Batty caminhava sozinho por uma estrada. A denúncia foi feita por um jovem entregador que percebeu o comportamento de Alex e perguntou se poderia ajudar. Segundo a testemunha, o jovem se apresentou como Alex Batty.
Fabien Accidini, o entregador que resgatou o menino na rodovia, disse durante uma entrevista para a rede francesa TF1, que o rapaz estava com seu skate, com uma lanterna e uma mochila nas costas andando na rodovia às 3h da madrugada no horário local.
O motorista então chamou a atenção do adolescente e ofereceu ajuda.
Alex pediu para enviar uma mensagem para sua avó, com quem ele não falava há 6 anos.
“Alex explicou que estava caminhando há quatro dias e que partiu de um local localizado na montanha, embora não tenha especificado onde. Digitei o nome dele na internet e vi que ele era procurado”, explicou o entregador.
Uma vez seguro, Alex conseguiu se reconectar com sua família. Ele enviou esta mensagem para sua avó: “Olá avó, sou eu, Alex. Estou na França, em Toulouse. Eu realmente espero que você receba esta mensagem. Eu te amo, quero voltar para casa.”
Segundo aimprensa local, Alex teria afirmado que fugiu depois de ter sido vítima de maus tratos com abuso sexual.
Demasiadamente fraco para viajar para Toulouse, Alex será levado para casa pela polícia britânica nesta sexta-feira. Posteriormente, serão feitas investigações para tentar entender o que aconteceu ao longo de todos esses anos.