Governo Federal acredita que aparelho roubado será inútil para os criminosos, mas ações devem ser tomadas imediatamente após o roubo do aparelho
O governo federal pretende inibir roubos de smartphones, com um aplicativo que já está disponível desde essa terça-feira (19) na Internet, batizado de Celular Seguro.
A ideia é de que o serviço com o qual o, num primeiro momento, o sistema bloqueia o acesso de bandidos à linha telefônica e a aplicativos de bancos ao notificar emprrsas como bancos e operadoras de telefonia sobre o roubo.
Mas ainda não será capaz de fazer dos aparelhos “um pedaço de metal inútil” na mão dos bandidos, como pretende o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Para ter o serviço, basta clicar neste link do site “celularseguro.mj.gov.br” e cadastrar os dados. O sistema permite que quem teve o celular roubado ou furtado avise várias instituições de uma vez.
Mas o serviço pode prejudicar quem confiar na ideia proposta. É que as operadoras acreditam que o aviso pelo site do governo possa demorar de até seis horas a um dia para informar aos bancos e operadoras.
Segundo especialistas, o melhor por enquanto, é avisar ao banco, a operadora de telefonia e sua lista de contatos que seu aparelho foi roubado.
O aplicativo do governo também não consegue rastrear o equipamento.