Moscou admitiu que navio Novocherkassk foi danificado em ataque com mísseis de cruzeiro
A Ucrânia atacou um grande navio de guerra russo na Crimeia em um ataque aéreo noturno que matou pelo menos uma pessoa e pode dificultar qualquer tentativa russa de tomar mais território ucraniano ao longo da costa do Mar Negro.
“O grande navio de desembarque Novocherkassk” foi “destruído” pelos nossos pilotos ”, informou a Força Aérea Ucraniana no Telegram.
O Ministério da Defesa russo disse que a Ucrânia usou mísseis guiados lançados por aeronaves para atacar o porto de Feodosia , na Crimeia , e que o grande navio de desembarque Novocherkassk foi danificado. O ministério acrescentou que dois caças ucranianos foram destruídos por fogo antiaéreo durante o ataque.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou detalhadamente o presidente Vladimir Putin sobre o ataque, disse o Kremlin. A Rússia anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014, numa medida que Kiev e o Ocidente condenaram como uma aquisição ilegal.
O porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yuriy Ihnat, disse acreditar que seria difícil para o Novocherkassk, que pode transportar tanques e veículos blindados e ser usado para desembarcar tropas no solo, retornar ao serviço.
“ Podemos ver quão poderosa foi a explosão, como foi a detonação . Depois disso, é muito difícil para um navio sobreviver, porque não se tratava de um foguete, mas sim da detonação de munições ”, disse à Radio Free Europe.