Governadora do Distrito Federal em exercício alerta que terrenos sujos serão multados e recomenda limpeza para prevenir criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti
A governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão disse nesta sexta-feira (12), durante uma visita programada na agenda oficial ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) que Brasília passa por uma epidemia da dengue.
“Tivemos um crescimento epidemiológico muito grande. Essa cepa veio muito forte. Há uma epidemia mesmo. E que todos nós possamos colaborar, pois nunca tivemos tanta chuva como estamos tendo no começo desse ano”, afirmou a chefe do Executivo local.
Diante dos jornalistas, Celina Leão aproveitou para fazer um apelo de colaboração no combate ao mosquito transmissor da dengue à toda a população do Distrito Federal.
“Estou aproveitando a oportunidade para pedir ajuda da população. A cepa veio muito mais violenta. Estamos enfrentando essa crise de frente com todos nossos administradores, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explicou a governadora.
O principal apelo de Celina Leão foi para que as pessoas joguem o lixo fora corretamente e evitem deixar poças d’água à mostra, ou locais que acumulem até mesmo, pequenas quantidades de água onde os mosquitos da dengue se multiplicam.
“É limpar os lotes, porque as administrações vão começar a multar os lotes sujos. O mosquito escolhe qualquer um que acumule o lixo e deixe o foco na sua casa”, alertou a governadora.
Celina Leão informou que as unidades básicas de saúde tipo 2 foram determinadas pela Secretaria de Saúde a oferecer 40% da mão de obra a serviço da população para fazer tipologia. ” A qualquer sintoma, vá para essa unidade tipo 2 que vai conseguir fazer a sorologia para ver se está com dengue ou não e ser hidratado”, orientou a governadora em exercício.
As UBSs tipo 2 são aquelas unidades com duas equipes de atenção básica, contendo um número de profissionais compatível, com, no mínimo, duas equipes de atenção básica.
As ações de combate à dengue e de promoção à saúde do Governo do Distrito Federal (GDF) vão ser intensificadas.
Neste sábado (13) no setor P Sul, em Ceilândia acontecerá a partir das 10h, na Unidade Básica de Saúde 9 (UBS 9), localizada na EQNP 28/32 , com a presençada governadora, a saída de dez carros de “fumacê” que irão percorrer ruas da região. Também sairão do local, apos encontro,100 agentes de vigilância ambiental e 300 militares do Corpo de Bombeiros que farão visitas em domicílios e comércios com ações diretas para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
Na UBS 9, haverá atendimento médico para pacientes com suspeita de dengue ou outras doenças e vacinação com oferta de imunizantes contra covid-19, febre amarela, HPV, sarampo e outras doenças, conforme a faixa etária.
A vacina contra dengue ainda não está disponível na rede pública nacional de saúde.
O movimento do Governo do Distrito Federal também contará com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) e Novacap.
#mosquito #aedes #saúde