Licitação vai contratar empresa para expandir em 2,3 km o metrô em Ceilândia, com a criação de duas novas e estações na cidade.
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) abriu nesta sexta-feira (19) uma licitação para contratar uma empresa para realizar as obras de expansão na região administrativa da Ceilândia, com mais 2,3 km de linha e duas novas estações.
Segundo o GDF, a população da região deve contar com as novas estações entre as QNO 5 e 13 e entre as QNO 7 e 15, cruzando Ceilândia até próximo à BR-070, na saída para Águas Lindas.
A expectativa é de que aja um acréscimo de 12.000 passageiros por dia com a expansão do metrô.
O edital de licitação publicado no Diário Oficial do DF (DODF) nesta sexta, incluindo a elaboração dos projetos de engenharia e execução das obras civis das estações 28 e 29, de duas subestações retificadoras, além da implantação dos sistemas fixos referentes à expansão da Linha 1.
A empresa vencedora do processo será divulgada nos próximos dias. A obra deve durar quatro anos, a partir da aprovação do projeto, sob custo de R$ 362 milhões.
Além da expansão no trecho Ceilândia, já está em fase final de licitação a expansão para Samambaia. Nos próximos dias, será conhecida a empresa (ou consórcio) vencedora, responsável pela ampliação da Linha 1 em Samambaia em 3,6 km, a partir do atual Terminal Samambaia.
No novo trecho de Samambaia, as duas novas estações serão construídas nas proximidades da unidade de pronto atendimento (UPA) da cidade e do Centro Olímpico, sendo que esta última passará a ser a estação terminal do trecho de Samambaia. A obra vai durar quatro anos, a partir da aprovação do projeto, e deve custar cerca de R$ 362 milhões.