Governo espera concluir até abril a criação de nova estrutura de Docas que será comandada pelo atual presidente da Câmara
O governo federal está preparando a criação de uma nova companhia estatal de Docas para atender o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A nova estatal vai sair de um desmembramento da Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) que tem orçamento de R$ 50 milhões para 2024.
Hoje, a Codern é responsável pela administração de portos do Rio Grande do Norte e de Alagoas. A ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é criar uma estatal específica para os portos alagoanos. Essa nova estrutura está sendo criada em tratativas entre os ministérios dos Portos e Aeroportos e o da Gestão e Inovação. Os quadros da estatal devem ser indicados por Arthur Lira.
A criação das docas de Alagoas dependerá de aprovação no Congresso Nacional. Uma das ações da Codern em execução em Alagoas é a obra de adequação de instalações gerais e de suprimentos no Porto de Maceió.