RETRATO DA SAÚDE NO BRASIL MOSTRA DESCASO DE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

Literalmente largado às traças e baratas, hospital em João Pessoa, uma das 27 capitais mostra o descaso do Brasil com o SUS e o jogo de empurra sobre as responsabilidades

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado em todas as cidades da Paraíba, um dos estados do nordeste que garantiu a eleição para o presidente, segundo dados do TSE. Mas o bom desempenho do petista nas urnas paraibanas não resultou em benefícios para a saúde dos eleitores.

Governador da Paraíba, João Azevedo fez campanha para Lula

Uma imagem que viralizou nesta terça-feira (23) é o retrato da saúde pública no Brasil: está jogada literalmente às baratas.

Barata no copo de paciente no hospital Trauminha em João Pessoa

Imagens registradas por um acompanhante de uma paciente do Complexo Hospitalar de Mangabeira, conhecido como Trauminha, em João Pessoa, registraram uma alarmante infestação de baratas na unidade.

As imagens revelam a presença de baratas no interior do copo de suco destinado a uma das pacientes.

Parata na parede do ambulatório do hospital Trauminha em João Pessoa

O jogo de empurra-empurra das responsabilidades não resolve a vida do cidadão que precisa esperar anos por algum tipo de procedimento na rede pública de saúde e morre antes de ser atendido.

As imagens compartilhadas mostram uma cena insalubre e nojenta com baratas circulando livremente pelo hospital. Os insetos sobem pelas paredes, em cadeiras utilizadas por pacientes e até mesmo dentro dos copos de suco localizados em uma mesa ao lado dos leitos.

Barata na cadeira de acompanhante no hospital Trauminha em João Pessoa

De acordo com o acompanhante, que divulgou as imagens e pediu anonimato, com medo de que a paciente seja ainda mais maltratada pelo SUS, descreveu a situação.

Essas imagens foram gravadas na enfermaria número 8. Eu sou o acompanhante de uma paciente e é inconcebível a presença de baratas na enfermaria. Eu passei a noite afastando baratas de uma outra paciente que acabara de sair do bloco cirúrgico, até mesmo o suco que ela deveria ingerir continha insetos.” disse o acompanhante da paciente.

Barata caminha no piso do hospital Trauminha em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa não se pronunciou sobre o assunto. No último dia 10, o Ministério da Saúde disse em nota que “o aporte de recursos adicionais para o custeio das ações de saúde nos estados e municípios atende à demanda de gestores municipais e estaduais que viram seus recursos de saúde reduzidos na gestão anterior, e que agora podem contar com o apoio do Governo Federal”, quando questionado sobre a redução dos repasses ao longo de 2023.

Em seu segundo mandato como governador do estado, João Azevedo (PSB), que fez campanha para Lula, ainda não se pronunciou sobre as baratas no hospital da capital do estado.

Há dois meses, o setor de obstetrícia do Hospital Padre Alfredo Barbosa, em Cabedelo, no litoral da Paraíba, chegou a ser interditado eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba, por falta de médicos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *