PF faz buscas contra fraude no Enem com acesso antecipado às provas feitas por estudantes

Tema da redação do Enem 2024 foi publicado em rede social por suspeito na cidade de Sobral, no interior do Ceará

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação para investigar a publicação antecipada em redes sociais da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

A investigação teve início motivada por informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), que organiza a prova. A PF, então, identificou um suspeito na cidade cearense de Sobral.

A PF cumpriu dois mandados de busca de apreensão contra o suspeito de vazar a prova do Enem na operação batizada de “Limite Virtual” que ocorreu em Sobral, a 245 km de Fortaleza.

Segundo a polícia, há indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) soube da fraude e avisou a Polícia Federal.

Quinze policiais federais atuaram na operação policial no interior do Ceará. “Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do Enem em redes sociais, por um investigado em Sobral“, disse a corporação.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *