Partido Republicano escolhe quem será o candidato deles para a presidente
Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, realizadas nesta terça-feira (22). O ex-presidente americano derrotou a outra única concorrente que restou, a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.
As urnas fecharam às 20h locais (22h em Brasília). Até a última atualização desta reportagem, com 91% dos votos apurados, os resultados estavam da seguinte forma:
- Donald Trump: 54,5% — 12 delegados
- Nikki Haley: 43,2% — 9 delegados
ex-presidente consolidou seu favoritismo na oposição para enfrentar em novembro o presidente Joe Biden, que é candidato à reeleição.
Nenhum candidato republicano venceu em Iowa e em New Hamsphire e perdeu a indicação do partido para a Casa Branca antes.
As primárias são o sistema pelo qual os eleitores dos partidos dos EUA escolhem quem será o seu candidato para a eleição para presidente, que acontece em novembro.
No começo do dia, Haley já havia dito que que não iria desistir da corrida se perdesse a votação de New Hampshire para Trump.
Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, e por isso os analistas da política dos EUA diziam que essa etapa das primárias é uma das melhores chances de Haley.
De acordo com a AP, Trump venceu impulsionado pela votação nas pequenas cidades de New Hampshire, onde mora a maioria dos eleitores que participaram da primárias.
Antes da votação em New Hampshire, Trump já havia vencido no estado de Iowa. Depois dessa votação, dois outros pré-candidatos deixaram a corrida.