Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza

Empresária que fundou a loja varejista morreu aos 97 anos

Morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca (SP), a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração da varejista.


Luiza Trajano Donato tinha 97 anos e morreu em casa por causas naturais.

O velório está marcado para as 10h no Velório São Vicente, em Franca, e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. A cidade é onde a fundadora abriu a primeira loja da rede.

Magazine Luiza confirmou morte da fundadora e tia da empresária Luiza Helena Trajano em

Em luto, todas as unidades do Magazine Luiza em Franca permanecerão fechadas nesta segunda.


Luiza Trajano Donato, que deu nome ao ‘Magalu’, escolheu a sobrinha para comandar o grupo na década de 90

Quem foi Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Trajano e fundadora da varejista
Luiza Trajano Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por comprar com o marido em 1957 a loja “A Cristaleira”, que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país.

À esquerda, Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza em Franca. À direita, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora

Também chamada de Tia Luiza, ela nasceu eu Cristais Paulista (SP) em 1926 e foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, se casou com Pelegrino José Donato e com ele investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu próprio negócio.

Foi assim que ela comprou a loja de presentes “A Cristaleira”, no Centro de Franca, e que logo depois seria rebatizada como Magazine Luiza.

Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios, empresária que não só alavancou o grupo para todo o país como se tornou uma das maiores empresárias brasileiras.

Em 2023, até o terceiro trimestre de 2023, o grupo movimentou R$ 14,8 bilhões em vendas, com um crescimento de 21% com relação aos últimos quatro anos, segundo o balanço financeiro mais recente divulgado pela empresa. Desse total, R$ 10,9 bilhões foram com e-commerce e R$ 4 bilhões com lojas físicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *