Ciclone subtropical está se formando em alto-mar, a aproximadamente 230 km a sudeste da costa do Rio de Janeiro
As regiões norte e metropolitana do Rio de Janeiro e sul de São Paulo estão sob aviso meteorológico especial de nível vermelho devido às chuvas intensas.
Segundo o Inmet, um ciclone subtropical está se formando em alto-mar, a aproximadamente 230 km a sudeste da costa de Arraial do Cabo (RJ), com deslocamento para leste e, em seguida, para sul/sudoeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta válido até as 18h desta quinta-feira, 15. Atenção especial é dada ao sul fluminense, ao norte paulista no Vale do Paraíba e à região metropolitana do Rio de Janeiro. O aviso máximo indica um grande perigo nessas localidades.
O fenômeno resultará em fortes chuvas no litoral norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para a Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.
O ciclone pode se deslocar para o litoral do Paraná nos próximos dias. Essa formação favorecerá instabilidades e ganhará força, principalmente no leste de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e outras áreas da região Sul, como o norte do Paraná, que têm chance de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Este ciclone subtropical pode provocar ventos de até 83 km/h, principalmente nas áreas sul e sudeste do ciclone, até a noite da próxima terça-feira (20), caso as condições atmosféricas permaneçam na região.