Rodrigo Pacheco encontrou uma forma de passar pano na gravidade da fala que gerou movimento de pedido de impeachment de Lula
Apesar de parlamentares, inclusive da base do governo estarem com mais de 100 assinaturas em um pedido de abertura de processo de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse nesta terça-feira (20) que Lula precisa apenas se retratar.
A declaração do presidente do Senado foi dada durante sessão nesta terça-feira. Pacheco afirmou também que a comparação feita pelo presidente da República entre a guerra de Israel com Hamas e o Holocausto promovido por Hitler, não se justifica, mesmo diante de excessos por parte de Israel.
“Estamos certos de que uma fala inapropriada e equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que é um líder global conhecido por estabelecer ou buscar estabelecer diálogos e pontes entre as nações“, afirmou Pacheco, que, em seguida, defendeu um pedido de desculpas.
“Uma fala dessa natureza deve render uma retratação, é fundamental que haja uma retratação“, completou.
Segundo Pacheco, mesmo que a reação de Israel seja considerada desproporcional em meio à guerra, o paralelo feito pelo presidente da República não se justifica.
“Ainda que a reação feita pelo governo de Israel venha a ser considerada desproporcional, excessiva, violenta, indiscriminada, não há como estabelecer um comparativo com a perseguição sofrida pelo povo judeu no nazismo“, afirmou.