EUA voltam à Lua depois de mais de 50 anos com pouso de módulo lunar levado por EspaceX de Elon Musk

Sonda enviada por empresa privada pousou na lua na noite desta quinta-feira (22)

Um equipamento lunar robótico projetado e construído pela empresa Intuitive Machines pousou na Lua na noite desta quinta-feira (22), depois de viajar pelo espaço a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, cujo maior acionista é o bilionário Elon Musk.

,O pouso marca o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural da Terra após mais de 50 anos.

A sonda foi lançada no dia 15 de fevereiro a bordo de um foguete que apesar de viajar em uma missão comandada por uma empresa privada, tem o apoio da agência espacial norte-americana Nasa.

A Nasa afirmou que as condições da alunissagem ainda não estavam muito claras, devido a um problema na comunicação provocada pelo fraco sinal de rádio, mas confirmiu o pouso,

Pouco antes do pouso na Lua, os engenheiros estavam tentando resolver um problema de navegação que havia sido identificado. A correção era necessária para determinar a altitude e a velocidade horizontal da espaçonave.

O módulo entrou na órbita da Lua na quarta-feira (21) e ficou circulando a cerca de 92 km da superfície do satélite. A empresa informou que estava conseguindo receber com sucesso imagens e dados do voo.

A missão, chamada de IM-1, conta um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura e transportou seis cargas de instrumentos para recolher dados do ambiente lunar.

Segundo a Nasa informou, o pouso do equipamento aconteceu perto do polo sul da Lua, nas proximidades de uma cratera conhecida como Malapert A.

Apoie o jornalismo isento e gratuito do BSB Revista

Se você chegou até aqui é porque gosta do jornalismo profissional, responsável e independente que nos norteia.

Este é o jornalismo do BSBRevista, que traz para você as matérias que realmente importam.

Não temos preferência política ou partidária, mas temos o compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas matérias jornalísticas, são sempre fiéis aos fatos.

Nossas análises políticas são responsáveisapesar do bom humor, mesmo diante das mais trágicas decisões dos que comandam o país nas últimas décadas.

Buscamos o aperfeiçoamento do jornalismo político e investigativo que é capaz de ajudar a mudar e balizar os rumos e o destino dessa nação.

Você também pode ajudar nessa missão e manter vivo nosso ideal em busca de uma sociedade mais justa e humana contribuindo com qualquer valor que quiser, quantas vezes quiser e puderFaça um Pix (61) 996877399

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *