Aprovada em Comissão Especial, proposta segue para o plenário da Casa Legislativa e inclui na Constituição proibição a governos de criarem impostos sobre aquisição de bens por essas entidades
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados criada para estudar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a imunidade tributária de entidades religiosas e templos de qualquer culto, aprovou a Proposta nesta terça-feira (27).
O texto seguirá agora para a votação no Plenário da Casa Legislativa. Por se tratar de emenda à Constituição, a proposta precisa para ser aprovada, os votos de, no mínimo, 308 deputados, em dois turnos de votação.
A PEC determina que os governos federal, estadual e municipal não poderão criar impostos sobre a aquisição de bens e serviços “necessários à formação” do patrimônio, geração e prestação de serviço, manutenção e funcionamento das entidades com cunho religioso.
A PEC vale também para tributações indiretas, como, por exemplo, no imposto embutido na conta de água ou luz utilizada pela igreja ou no material de construção e reforma de templo.
O benefício também será concedido a organizações assistenciais e beneficentes ligadas às entidades religiosas, como creches, asilos, orfanatos e comunidades terapêuticas.
A PEC pode ampliar portanto, os benefícios que atualmente, já proíbem a cobrança de tributos sobre patrimônio, renda e serviços vinculados a atividades essenciais de igrejas e templos, como por exemplo, a isenção do Imposto l Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Apoie o jornalismo isento e gratuito do BSB Revista
Se você chegou até aqui é porque gosta do jornalismo profissional, responsável e independente que nos norteia.
Este é o jornalismo do BSBRevista, que traz para você as matérias que realmente importam.
Não temos preferência política ou partidária, mas temos o compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas matérias jornalísticas, são sempre fiéis aos fatos.
Nossas análises políticas são responsáveis, apesar do bom humor, mesmo diante das mais trágicas decisões dos que comandam o país nas últimas décadas.
Buscamos o aperfeiçoamento do jornalismo político e investigativo que é capaz de ajudar a mudar e balizar os rumos e o destino dessa nação.
Você também pode ajudar nessa missão e manter vivo nosso ideal em busca de uma sociedade mais justa e humana contribuindo com qualquer valor que quiser, quantas vezes quiser e puder. Faça um Pix (61) 996877399