Brasil tem mais de 1 milhão de casos de dengue registrados só neste início de ano que tem recorde de mortes

Alta do número de casos fez com que seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal entrassem em Estado de Emergência em Saúde Pública por causa da dengue

O Brasil passou a marca de 1 milhão de casos registrados de dengue nesses dois primeiros meses de 2024.

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no Painel de Arboviroses, nesta quinta-feira (29), o país registrou 1.017.278 casos só nas primeiras oito semanas deste ano.

No mesmo período do ano passado, foram registrados  207.475 casos no Brasil.

Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde disse que irá implementar um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue, no próximo sábado, 2 de março.

O Ministério da Saúde contabiliza oficialmente 214 mortes confirmadas desde janeiro e 687 ainda seguem em investigação.

Em 2023, foram 149 óbitos entre as semanas 01 e 08.

O início precoce de alta de casos, que ainda estão em ascensão, chama a atenção no comportamento da dengue neste ano. Com a alta de casos, seis estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal declararam Estado de Emergência em Saúde pública por causa da dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Esses criadouros permitem a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti (transmissora da dengue).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *