Tainara Subtil e Luiz Antônio Barbosa estavam em uma pousada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos no Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã deste sábado (2) um casal acusado de usar fotos de uma criança com câncer para fazer vaquinha falsa e arrecadar dinheiro na internet.
O casal foi encontrado em uma pousada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos e vai responder por falsificação e uso de documento falso.
Uma irmã de Antônio Barbosa fez a denuncia contra o próprio irmão, que, segundo ela, ostentava uma vida de luxo.
Tainara Ribeiro Subtil e Luiz Antonio dos Santos Barbosa foram denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e vão responder pelos crimes de falsificação e uso de documento falso.
Os dois foram encaminhados para a 10ªDP em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.
O promotor Sauvei Lai, responsável pela denúncia, afirmou que Tainara e Luiz Antonio geraram comoção pública com a criação do perfil falso, onde postaram fotos de uma criança e de documentos falsos que atestavam que uma menina tinha câncer.
“Embora a criança exibida na campanha exista e é doente, ela não tinha nenhum vínculo com os dois estelionatários, que recolheram para si todo o dinheiro arrecadado”, disse o promotor.
A suspeita é que o dinheiro esteja sendo usado em viagens e hotéis. O esquema foi denunciado pela irmã de Luiz Antônio, a taxista Stephani Santos Barbosa.
Uma das vaquinhas falsas pedia dinheiro para os gastos com Laura Oliveira Santos. O texto, supostamente escrito pela mãe da criança, que se identificava como Leila, dizia que a menina sofre com um tumor nos olhos e que a família precisa de dinheiro para a realização de uma segunda cirurgia e exames.
Os falsários criaram um perfil na Internet chamado Todos Pela Laura.
A vaquinha teria arrecadado R$ 34.000 pelas redes sociais.